A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunida, em Brasília (DF), entre os dias 14 e 16 de fevereiro, para seu encontro de planejamento. A atualização do Documento 85 – Evangelização da Juventude – e a realidade juvenil no Brasil foram centrais nas partilhas e reflexões. Participaram do encontro bispos e jovens da comissão, bispos e padres referenciais dos regionais da CNBB, além de especialistas em juventude.
A realidade juvenil
Na manhã do dia 14, a teóloga Patricia Teixeira, da PUC-RS, apresentou dados e os principais acontecimentos no meio juvenil desde 2006, ano em que foi redigido o documento de estudo que viria a ser aprovado no Documento 85. Em seguida, Andreia Gripp, doutora em Teologia da PUC-RJ, destacou os principais temas levantados por adolescentes e jovens de todo o Brasil, coletados em rodas de conversa realizadas recentemente em formato virtual.
Outra apresentação feita aos participantes foi a do padre Geraldo Caliman, membro da Cátedra da Unesco de Juventude. Ele abordou a estrutura e os objetivos da pesquisa que será realizada com adolescentes e jovens, com o intuito de atualizar os dados e a realidade da juventude, após 25 anos, visto que o Documento 85 refletia os dados do início dos anos 2000.
Os representantes dos Regionais também compartilharam as atividades realizadas no último ano nas arqui/dioceses, destacando iniciativas que contribuíram para o fortalecimento do protagonismo juvenil e o engajamento das novas gerações nas questões sociais e eclesiais.
Cuidar da Vida
Já no dia 15, o Projeto Cuidar da Vida ressoou entre os participantes com partilhas dos impactos dos cursos pelos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Em grupos, bispos, padres, membros da Coordenação Nacional e membros dos Jovens Conectados discutiram possíveis próximos passos, que foram partilhados em seguida com todos os participantes, abordando possibilidades de parcerias com a sociedade civil e o poder público para ampliar as abordagens do Projeto de prevenção ao suicídio entre adolescentes e jovens.
Iniciativas de formação e incidência
O Encontro também abordou as novidades dos Cursos EAD de formação online, o caminho para a participação das juventudes na COP 30, que será realizada em Belém (PA), no mês de novembro deste ano, além dos encaminhamentos do Grupo de Trabalho do Projeto Gamificação, com a busca constante por novas linguagens para a evangelização dos jovens.
Por fim, o tema de destaque foi a preparação para o Jubileu dos Jovens, em Roma. Além disso, o Jubileu a nível nacional, que será realizado em Aparecida no dia 6 de setembro. Foram apresentadas e discutidas propostas para estimular a participação no evento, em sintonia com o Encontro de Responsáveis Diocesanos de Juventude e o Seminário de Jovens Comunicadores.
Reunião da Coordenação Nacional e Jovens Conectados
Após o encerramento do Encontro com os Responsáveis dos Regionais, os jovens da Coordenação Nacional e Equipe de Comunicação – Jovens Conectados, permaneceram reunidos por mais um dia discutindo caminhos para a evangelização das juventudes, com foco na preparação do Dia Nacional da Juventude (DNJ) e a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ ) de 2025.
Novos membros da Coordenação Nacional
O Encontro também foi marcado pela acolhida de três novos membros da equipe da Coordenação Nacional. Os Grupos Paroquiais serão representados pelos jovens Tamares Pires, da diocese de Piracicaba (SP), e Daril de Deus, da diocese de Imperatriz (MA). Os Movimentos Eclesiais também têm nova representante, a jovem Ana Paula, da Renovação Carismática Católica (RCC).
Por Thaís Helena e Pedro Colatusso - Jovens Conectados
Fonte: CNBB