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ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home2/paro0895/public_html/paroquiasaomanuel.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121A Igreja Cat\u00f3lica d\u00e1 in\u00edcio neste Domingo de Ramos, 28 de mar\u00e7o \u2013 a Semana Santa que se estende at\u00e9 o pr\u00f3ximo domingo, dia 4 de abril \u2013 domingo de p\u00e1scoa. A Semana Santa \u00e9 o momento central da liturgia cat\u00f3lica romana e \u00e9 a semana mais importante do ano lit\u00fargico, quando se celebram de modo especial os mist\u00e9rios da paix\u00e3o, morte e ressurrei\u00e7\u00e3o de Jesus Cristo.<\/p>\n\n\n\n
Este ano, novamente, a viv\u00eancia desse momento ser\u00e1 diferente por causa das exig\u00eancias sanit\u00e1rias impostas diante do avan\u00e7o da pandemia da Covid-19. Em muitas regi\u00f5es do pa\u00eds, as celebra\u00e7\u00f5es ser\u00e3o mais simples, com a presen\u00e7a limitada ou sem a presen\u00e7a f\u00edsica de fieis nas Igrejas.<\/p>\n\n\n\n
A Comiss\u00e3o Episcopal Pastoral para a Liturgia da Confer\u00eancia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou orienta\u00e7\u00f5es e sugest\u00f5es para que as arquidioceses e dioceses possam realizar as celebra\u00e7\u00f5es diante das exig\u00eancias sanit\u00e1rias impostas por causa da pandemia, que interferem diretamente no rito celebrativo da Semana Santa.<\/p>\n\n\n\n
Para ajudar a compreender o sentido lit\u00fargico deste momento, o portal da CNBB traz o significado de cada dia da Semana Santa.<\/p>\n\n\n\n
Domingo de Ramos<\/strong><\/p>\n\n\n\n O Domingo de Ramos abre, por excel\u00eancia, a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusal\u00e9m, poucos dias antes de sofrer a Paix\u00e3o, a Morte e a Ressurrei\u00e7\u00e3o. Este domingo \u00e9 chamado assim, porque o povo cortou ramos de \u00e1rvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o ch\u00e3o por onde o Senhor passaria montado num jumento. Com isso, Ele despertou, nos sacerdotes da \u00e9poca e mestres da Lei, inveja, desconfian\u00e7a e medo de perder o poder. Come\u00e7a, ent\u00e3o, uma trama para conden\u00e1-Lo \u00e0 morte. A liturgia dos ramos n\u00e3o \u00e9 uma repeti\u00e7\u00e3o apenas da cena evang\u00e9lica, mas um sacramento da nossa f\u00e9, na vit\u00f3ria do Cristo na hist\u00f3ria, marcada por tantos conflitos e desigualdades.<\/p>\n\n\n\n Segunda-feira Santa<\/strong><\/p>\n\n\n\n Neste dia, proclama-se, durante a Missa, o Evangelho segundo S\u00e3o Jo\u00e3o. Seis dias antes da P\u00e1scoa, Jesus chega a Bet\u00e2nia para fazer a \u00faltima visita aos amigos de toda a vida. Est\u00e1 cada vez mais pr\u00f3ximo o desenlace da crise. \u201cEla guardava este perfume para a minha sepultura\u201d (cf. Jo\u00e3o 12,7); Jesus j\u00e1 havia anunciado que Sua hora havia chegado. A primeira leitura \u00e9 a do servo sofredor: \u201cOlha o meu servo, sobre quem pus o meu Esp\u00edrito\u201d, disse Deus por meio de Isa\u00edas. A Igreja v\u00ea um paralelismo total entre o servo de Jav\u00e9 cantado pelo profeta Isa\u00edas e Cristo. O Salmo \u00e9 o 26: \u201cUm canto de confian\u00e7a\u201d.<\/p>\n\n\n\n Ter\u00e7a-feira Santa<\/strong><\/p>\n\n\n\n A mensagem central deste dia passa pela \u00daltima Ceia. Estamos na hora crucial de Jesus. Cristo sente, na entrega, que faz a \u201cglorifica\u00e7\u00e3o de Deus\u201d, ainda que encontre no caminho a covardia e o desamor. No Evangelho, h\u00e1 uma antecipa\u00e7\u00e3o da Quinta-feira Santa. Jesus anuncia a trai\u00e7\u00e3o de Judas e as fraquezas de Pedro. \u201cJesus insiste: \u2018Agora \u00e9 glorificado o Filho do homem e Deus \u00e9 glorificado nele\u2019\u201d. A primeira leitura \u00e9 o segundo canto do servo de Jav\u00e9; nesse canto, descreve-se a miss\u00e3o de Jesus. Deus o destinou a ser \u201cluz das na\u00e7\u00f5es, para que a salva\u00e7\u00e3o alcance at\u00e9 os confins da terra\u201d. O Salmo \u00e9 o 70: \u201cMinha boca cantar\u00e1 Teu aux\u00edlio.\u201d \u00c9 a ora\u00e7\u00e3o de um abandonado, que mostra grande confian\u00e7a no Senhor.<\/p>\n\n\n\n Quarta-feira Santa<\/strong><\/p>\n\n\n\n Em muitas par\u00f3quias, especialmente no interior do pa\u00eds, realiza-se a famosa \u201cProciss\u00e3o do Encontro\u201d na Quarta-feira Santa. Os homens saem de uma igreja ou local determinado com a imagem de Nosso Senhor dos Passos; as mulheres saem de outro ponto com Nossa Senhora das Dores. Acontece, ent\u00e3o, o doloroso encontro entre a M\u00e3e e o Filho. O padre proclama o c\u00e9lebre \u201cSerm\u00e3o das Sete Palavras\u201d, fazendo uma reflex\u00e3o, que chama os fi\u00e9is \u00e0 convers\u00e3o e \u00e0 penit\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n Quinta-feira Santa<\/strong><\/p>\n\n\n\n Santos \u00f3leos<\/em> \u2013 Uma das cerim\u00f4nias lit\u00fargicas da Quinta-feira Santa \u00e9 a b\u00ean\u00e7\u00e3o dos santos \u00f3leos usados durante todo o ano pelas par\u00f3quias. S\u00e3o tr\u00eas os \u00f3leos aben\u00e7oados nesta celebra\u00e7\u00e3o: o do Crisma, dos Catec\u00famenos e dos Enfermos. Ela conta com a presen\u00e7a de bispos e sacerdotes de toda a diocese. \u00c9 um momento de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo.<\/p>\n\n\n\n Lava-p\u00e9s<\/em> \u2013 O Lava-p\u00e9s \u00e9 um ritual lit\u00fargico realizado, durante a celebra\u00e7\u00e3o da Quinta-feira Santa, quando recorda a \u00faltima ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os p\u00e9s dos disc\u00edpulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o servi\u00e7o s\u00e3o o centro de Sua mensagem; portanto, esta celebra\u00e7\u00e3o \u00e9 a maior explica\u00e7\u00e3o para o grande gesto de Jesus, que \u00e9 a Eucaristia. O rito do lava-p\u00e9s n\u00e3o \u00e9 uma encena\u00e7\u00e3o dentro da Missa, mas um gesto lit\u00fargico que repete o mesmo gesto de Jesus. O bispo ou o padre, que lava os p\u00e9s de algumas pessoas da comunidade, est\u00e1 imitando Jesus no gesto; n\u00e3o como uma pe\u00e7a de teatro, mas como compromisso de estar a servi\u00e7o da comunidade, para que todos tenham a salva\u00e7\u00e3o, como fez Jesus.<\/p>\n\n\n\n Institui\u00e7\u00e3o da Eucaristia<\/em> \u2013 Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa, a Igreja d\u00e1 in\u00edcio ao chamado Tr\u00edduo Pascal e faz mem\u00f3ria da \u00daltima Ceia, quando Jesus, na noite em que foi tra\u00eddo, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as esp\u00e9cies do P\u00e3o e do Vinho, e os entregou aos ap\u00f3stolos para que os tomassem, mandando-os tamb\u00e9m oferecer aos seus sucessores. A palavra \u201cEucaristia\u201d prov\u00e9m de duas palavras gregas \u201ceu-ch\u00e1ris\u201d, que significa \u201ca\u00e7\u00e3o de gra\u00e7as\u201d, e designa a presen\u00e7a real e substancial de Jesus Cristo sob as apar\u00eancias de P\u00e3o e Vinho.<\/p>\n\n\n\n Institui\u00e7\u00e3o do sacerd\u00f3cio<\/em> \u2013 A Santa Missa \u00e9, ent\u00e3o, a celebra\u00e7\u00e3o da Ceia do Senhor, quando Jesus, num dia como hoje, v\u00e9spera de Sua Paix\u00e3o, \u201cdurante a refei\u00e7\u00e3o, tomou o p\u00e3o, benzeu-o, partiu-o e o deu aos disc\u00edpulos, dizendo: \u2018Tomai e comei, isto \u00e9 meu corpo\u2019.\u201d (cf. Mt 26,26). Ele quis, assim como fez na \u00faltima ceia, que Seus disc\u00edpulos se reunissem e se recordassem d\u2019Ele aben\u00e7oando o p\u00e3o e o vinho: \u201cFazei isto em mem\u00f3ria de mim\u201d. Com essas palavras, o Senhor instituiu o sacerd\u00f3cio cat\u00f3lico e deu-lhes poder para celebrar a Eucaristia.<\/p>\n\n\n\n Sexta-feira Santa<\/em> \u2013 A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensur\u00e1vel da morte de Cristo no Calv\u00e1rio. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de p\u00e9 como sinal de salva\u00e7\u00e3o e esperan\u00e7a. Com a Paix\u00e3o de Jesus, segundo o Evangelho de Jo\u00e3o, contemplamos o mist\u00e9rio do Crucificado, com o cora\u00e7\u00e3o do disc\u00edpulo Amado, da M\u00e3e, do soldado que o transpassou o lado. H\u00e1 um ato simb\u00f3lico muito expressivo e pr\u00f3prio deste dia: a venera\u00e7\u00e3o da santa cruz, momento em que esta \u00e9 apresentada solenemente \u00e0 comunidade.<\/p>\n\n\n\n Via-sacra<\/em> \u2013 Ao longo da Quaresma, muitos fi\u00e9is realizam a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu at\u00e9 a crucifix\u00e3o e morte na cruz. A Igreja nos prop\u00f5e esta medita\u00e7\u00e3o para nos ajudar a rezar e a mergulhar na doa\u00e7\u00e3o e na miseric\u00f3rdia de Jesus que se doou por n\u00f3s. Em muitas par\u00f3quias e comunidades, s\u00e3o realizadas a encena\u00e7\u00e3o da Paix\u00e3o, da Morte e da Ressurrei\u00e7\u00e3o de Jesus Cristo por meio da medita\u00e7\u00e3o das 14 esta\u00e7\u00f5es da Via-Crucis.<\/p>\n\n\n\n S\u00e1bado Santo<\/strong><\/p>\n\n\n\n O S\u00e1bado Santo n\u00e3o \u00e9 um dia vazio, em que \u201cnada acontece\u201d. Nem uma duplica\u00e7\u00e3o da Sexta-feira Santa. A grande li\u00e7\u00e3o \u00e9 esta: Cristo est\u00e1 no sepulcro, desceu \u00e0 mans\u00e3o dos mortos, ao mais profundo que pode ir uma pessoa. O pr\u00f3prio Jesus est\u00e1 calado. Ele, que \u00e9 Verbo, a Palavra, est\u00e1 calado. Depois de Seu \u00faltimo grito na cruz \u2013 \u201cPor que me abandonaste?\u201d \u2013, Ele cala no sepulcro agora. Descanse: \u201ctudo est\u00e1 consumado!\u201d.<\/p>\n\n\n\n Vig\u00edlia Pascal<\/em> \u2013 Durante o S\u00e1bado Santo, a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando Sua Paix\u00e3o e Morte, Sua descida \u00e0 mans\u00e3o dos mortos, esperando na ora\u00e7\u00e3o e no jejum Sua Ressurrei\u00e7\u00e3o. Todos os elementos especiais da vig\u00edlia querem ressaltar o conte\u00fado fundamental da noite: a P\u00e1scoa do Senhor, Sua passagem da morte para a vida. A celebra\u00e7\u00e3o acontece no s\u00e1bado \u00e0 noite. \u00c9 uma vig\u00edlia em honra ao Senhor, de maneira que os fi\u00e9is, seguindo a exorta\u00e7\u00e3o do Evangelho (cf. Lc 12,35-36), tenham acesas as l\u00e2mpadas, como os que aguardam seu senhor chegar, para que, os encontre em vig\u00edlia e os convide a sentar \u00e0 sua mesa.<\/p>\n\n\n\n B\u00ean\u00e7\u00e3o do fogo<\/em> \u2013 Fora da Igreja, prepara-se a fogueira. Estando o povo reunido em volta dela, o sacerdote aben\u00e7oa o fogo novo. Em seguida, o C\u00edrio Pascal \u00e9 apresentado ao sacerdote. Com um estilete, o padre faz nele uma cruz, dizendo palavras sobre a eternidade de Cristo. Assim, ele expressa, com gestos e palavras, toda a doutrina do imp\u00e9rio de Cristo sobre o cosmos, exposta em S\u00e3o Paulo. Nada escapa da Reden\u00e7\u00e3o do Senhor, e tudo \u2013 homens, coisas e tempo \u2013 est\u00e3o sob Sua potestade.<\/p>\n\n\n\n Prociss\u00e3o do C\u00edrio Pascal<\/em> \u2013 As luzes da igreja devem permanecer apagadas. O di\u00e1cono toma o C\u00edrio e o ergue, por algum tempo, proclamando: \u201cEis a luz de Cristo!\u201d. Todos respondem: \u201cDemos gra\u00e7as a Deus!\u201d. Os fi\u00e9is acendem suas velas no fogo do C\u00edrio Pascal e entram na igreja. O C\u00edrio, que representa o Cristo Ressuscitado, a coluna de fogo e de luz que nos guia pelas trevas e nos indica o caminho \u00e0 terra prometida, avan\u00e7a em prociss\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Proclama\u00e7\u00e3o da P\u00e1scoa<\/em> \u2013 O povo permanece em p\u00e9 com as velas acesas. O presidente da celebra\u00e7\u00e3o incensa o C\u00edrio Pascal. Em seguida, a P\u00e1scoa \u00e9 proclamada. Esse hino de louvor, em primeiro lugar, anuncia a todos a alegria da P\u00e1scoa, a alegria do C\u00e9u, da Terra, da Igreja, da assembleia dos crist\u00e3os. Essa alegria procede da vit\u00f3ria de Cristo sobre as trevas. Terminada a proclama\u00e7\u00e3o, apagam-se as velas.<\/p>\n\n\n\n Liturgia da Palavra<\/em> \u2013 Nesta noite, a comunidade crist\u00e3 se det\u00e9m mais que o usual na proclama\u00e7\u00e3o da Palavra. As leituras da vig\u00edlia t\u00eam uma coer\u00eancia e um ritmo entre elas. A melhor chave \u00e9 a que nos deu o pr\u00f3prio Cristo: \u201cE come\u00e7ando por Mois\u00e9s, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes (aos disc\u00edpulos de Ema\u00fas) o que dele se achava dito em todas as Escrituras\u201d (Lc 24, 27).<\/p>\n\n\n\n Domingo da Ressurrei\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n \u00c9 o dia santo mais importante da religi\u00e3o crist\u00e3. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu at\u00e9 a ressurrei\u00e7\u00e3o, quando seu esp\u00edrito e seu corpo foram reunificados. Do hebreu \u201cPeseach\u201d, P\u00e1scoa significa a passagem da escravid\u00e3o para a liberdade. A presen\u00e7a de Jesus ressuscitado n\u00e3o \u00e9 uma alucina\u00e7\u00e3o dos Ap\u00f3stolos. Quando dizemos \u201cCristo vive\u201d n\u00e3o estamos usando um modo de falar, como pensam alguns, para dizer que vive somente em nossa lembran\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n Com informa\u00e7\u00f5es dos Jovens Conectados<\/p>\n\n\n\n <\/p>\n\n\n\n