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foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home2/paro0895/public_html/paroquiasaomanuel.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121No in\u00edcio eram 12 e atualmente s\u00e3o mais de 2 bilh\u00f5es que dizem professar a f\u00e9 crist\u00e3 ao redor do mundo. No Brasil, ainda se configura o lar da maior popula\u00e7\u00e3o crist\u00e3 da Am\u00e9rica Latina, e tamb\u00e9m o local com maior n\u00famero de cat\u00f3licos em todo o planeta. N\u00e3o \u00e9 novidade que o catolicismo brasileiro se iniciou juntamente com a coloniza\u00e7\u00e3o europeia e fora a religi\u00e3o oficial do Estado no s\u00e9culo XIX, envolvendo-se assim, com as vidas pol\u00edtica e social dos cidad\u00e3os. Mesmo atualmente, com a Constitui\u00e7\u00e3o garantindo a liberdade de culto, a influ\u00eancia cat\u00f3lica ainda pode ser notada at\u00e9 mesmo em datas comemorativas que alteram o calend\u00e1rio civil do pa\u00eds.<\/p>\n\n\n\n
Mas qual seria a real diferen\u00e7a entre aqueles 12 disc\u00edpulos que estiveram com Jesus e os bilh\u00f5es de crist\u00e3os atuais? O que realmente mudou se o modelo que perseguimos e as leis de Cristo n\u00e3o se alteraram? \u00c9 controverso, mas talvez a resposta esteja justamente na pr\u00f3pria pergunta: o fator tempo \u2013 vari\u00e1vel invis\u00edvel com a qual o ser humano ainda n\u00e3o compreendeu totalmente. <\/p>\n\n\n\n
A ideia de um tempo linear, sem retornos, foi defendida pelos hebreus e persas zoroastras, e incorporada pelos crist\u00e3os. Foi introduzida a cren\u00e7a em acontecimentos \u00fanicos, como por exemplo a crucifica\u00e7\u00e3o e ressurrei\u00e7\u00e3o de Cristo. Tamb\u00e9m o apocalipse descreve o fim de um mundo, indicando que haver\u00e1 o encerramento de um ciclo que n\u00e3o se repete mais. No s\u00e9culo IV, em seu livro Confiss\u00f5es<\/em>, Santo Agostinho respondia \u00e0 indaga\u00e7\u00e3o sobre o que \u00e9 o tempo da seguinte forma: \u201cse ningu\u00e9m me perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer a pergunta, j\u00e1 n\u00e3o sei\u201d.<\/p>\n\n\n\n O controle e a apropria\u00e7\u00e3o do tempo, no decorrer do processo hist\u00f3rico estiveram sempre atrelados ao poder e a riqueza. Na China antiga, por exemplo, um calend\u00e1rio era um pr\u00e9-requisito \u00e0 soberania e cada imperador costumava marcar seu per\u00edodo com a promulga\u00e7\u00e3o de um novo calend\u00e1rio. Desse modo, era poss\u00edvel reger as atividades di\u00e1rias (principalmente nas vilas), desde as dos soldados \u00e0s dos artes\u00f5es; prever os per\u00edodos de colheita ou plantio e promulgar datas dos rituais religiosos.<\/p>\n\n\n\n Tal quest\u00e3o tamb\u00e9m \u00e9 discutida em Plat\u00e3o que afirmava que o tempo nasceu quando um ser divino colocou ordem e estruturou o caos primitivo; o tempo teria, portanto, uma origem cosmol\u00f3gica. J\u00e1 seu disc\u00edpulo, Arist\u00f3teles, considerava importante o mundo observado e entendia a no\u00e7\u00e3o do tempo como intr\u00ednseca ao Universo. Na filosofia aristot\u00e9lica o mundo existia na forma de seu modelo cosmol\u00f3gico geoc\u00eantrico (a Terra est\u00e1tica no centro dos outros astros) desde sempre. Ele, como a maioria dos pensadores gregos da \u00e9poca, n\u00e3o acreditava na ideia de um momento inicial da cria\u00e7\u00e3o do Universo, mas era de comum pensamento a ideia de que o tempo \u00e9 um elemento que n\u00e3o se pode repor na marcha linear dos dias, ele reveste-se de valor \u00fanico; assim, a felicidade est\u00e1 comprometida com essa marcha, os homens, se querem ser felizes, precisam saber como dispor dele.<\/p>\n\n\n\n Fica claro, portanto, que a ideia de tempo n\u00e3o possui uma \u00fanica explica\u00e7\u00e3o plaus\u00edvel ao longo da hist\u00f3ria, mas quando foi aqui aludida a ideia temporal para a explica\u00e7\u00e3o da poss\u00edvel diferen\u00e7a entre os dozes ap\u00f3stolos e os crist\u00e3os atuais, havia o objetivo de aventar a ideia do afastamento. Explico: a presen\u00e7a de Cristo vivo e humano gerou seguidores pelos seus feitos e ensinamentos; mas como bem dizem algumas passagens b\u00edblicas sobre a nossa terra f\u00e9rtil, nem sempre o solo se encontrava em bom estado para dar fruto. O mesmo tempo que produz e aumenta a f\u00e9, tamb\u00e9m pode produzir o ceticismo.<\/p>\n\n\n\n O que se percebe no momento atual \u00e9 a forte carga temporal se sobressaindo diante da fraca cren\u00e7a, e o afastamento tem acontecido de maneira gradual entre os ditos crist\u00e3os e at\u00e9 mesmo dentre os que seguem o catolicismo de maneira constante e regular ao cumprir seus deveres dominicais. Ser crist\u00e3o se reduziu a preceitos, regras e ditames sem a reflex\u00e3o profunda do motivo principal de cada ato. N\u00e3o \u00e9, todavia, excluir as normas, mas entend\u00ea-las ao ponto de coloc\u00e1-las na pr\u00e1xis di\u00e1ria, porque ser cat\u00f3lico somente aos domingos e dias santos nunca ser\u00e1 a maneira correta de se chegar a Deus, mas talvez a maneira mais f\u00e1cil de se chegar ao obscurantismo.<\/p>\n\n\n\n Alias, \u00e9 no limbo da escurid\u00e3o que muitos se encontram. Parece que a Caverna de Plat\u00e3o nunca esteve t\u00e3o viva nos tempos atuais \u2013 raros s\u00e3o os que querem deixar a verdadeira cegueira de lado, porque para tal, necessita vontade, esfor\u00e7o, anula\u00e7\u00e3o, comprometimento, necessita at\u00e9 mesmo afastamento da t\u00e3o desej\u00e1vel felicidade mundana em prol de uma lan\u00e7ar-se em Cristo sem ter em seus bolsos a certeza e o controle t\u00e3o cobi\u00e7\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n Se no passado pregava-se a convers\u00e3o do indiv\u00edduo, o que se v\u00ea agora \u00e9 a for\u00e7ada aceita\u00e7\u00e3o; a teologia est\u00e1 tendo que se adaptar \u00e0 (falta de) moral que prevalece, ou seja, h\u00e1 nela a incumb\u00eancia pela disposi\u00e7\u00e3o em se adaptar ao pecado de cada um para que aquele dito crist\u00e3o seja enfim aceito. O pecador n\u00e3o \u00e9 mais inclu\u00eddo atrav\u00e9s da convers\u00e3o, mas da aceita\u00e7\u00e3o. A premissa de se anular para viver conforme Cristo vivia ficou totalmente esquecida.<\/p>\n\n\n\n A liberdade que a cada dia parece ser confundida com a total libertinagem tem sido fator preponderante na caminhada de um verdadeiro disc\u00edpulo. As permissividades das gera\u00e7\u00f5es atuais t\u00eam dificultado a sobriedade que n\u00e3o deve ser buscada apenas pelos que possuem problemas de depend\u00eancia de alguma esp\u00e9cie, mas a todos os que buscam a temperan\u00e7a e o equil\u00edbrio de viver na corda bamba de um mundo que a cada instante muda e inverte os seus valores.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 verdade que n\u00e3o lutamos contra seres humanos, mas \u201ccontra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as for\u00e7as espirituais do mal nas regi\u00f5es celestiais.\u201d(Ef\u00e9sios 6:12), e para esse combate n\u00e3o adianta nos munirmos das armas do mundo, porque elas mesmas nos destroem ao menor sinal de fraqueza. <\/p>\n\n\n\n Das in\u00fameras pessoas ditas cat\u00f3licas ao redor do mundo, poucos, talvez, sejam realmente convertidos e estejam dispostos a se voltarem de cabe\u00e7a e cora\u00e7\u00e3o \u00e0s verdades propagadas h\u00e1 mais de dois mil anos. Poucos, talvez, rasguem o seu pr\u00f3prio eu para darem lugar ao Deus que se fez homem; poucos enfrentem a piracema di\u00e1ria a fim de morrer a cada dia para o mundo e renascer a cada instante em Cristo. Poucos, bem poucos, talvez uns doze\u2026<\/p>\n\n\n\n <\/p>\n\n\n\n