10 dicas para terminar a Quaresma pronto para a Semana Santa

Imagem referencial / Foto: Unsplash

A menos de 15 dias do início da Semana Santa, apresentamos 10 dicas sobre a oração, o jejum e a esmola que são os três pilares da Quaresma que podem servir para estar preparados fielmente para o tempo litúrgico mais importante da Igreja Católica.

Embora a impossibilidade de sair de casa ou não poder ter a vida que tínhamos antes, por causa da pandemia de coronavírus, já seja em si mesmo um sacrifício, os católicos sabemos que podemos oferecer isso e mais outras coisas pela nossa conversão e a dos demais.  

Inspirados no livro “Holy Hacks: Everyday Ways to Live Your Faith & Get to Heaven” (Truques Santos: formas cotidianas de viver a sua fé e chegar ao Céu), apresentamos 10 dicas para concluir bem a Quaresma 2021.

Oração

1. Rezar pelos outros. Uma das obras espirituais de misericórdia é rezar pelos vivos e pelos mortos. Este ano rezemos especialmente pelos milhares de afetados e falecidos pelo coronavírus.

2. Dar graças a Deus por todos os inconvenientes durante a Quaresma. Podemos oferecer cada uma das coisas de que não gostamos ou que nos custam de estar em quarentena.

3. Assumir o sofrimento e, com ele, unir-se à Paixão e Crucificação de Jesus Cristo. No livro “A Misericórdia Divina na minha alma: Diário de Santa Faustina”, a religiosa explica que seu sacrifício se enche de sentido quando se une ao do Senhor.

4. Fazer a Via-Sacra em casa. Podemos fazer as estações caminhando em diferentes ambientes da casa ou meditando em algum lugar tranquilo desta casa. O importante é rezar meditando nos sofrimentos de Cristo por nós.

5. Rezar por qualquer pessoa que te irrite ou incomode em casa, durante a quarentena. Este tempo é propício para rezar por aqueles que não gostamos ou são nossos inimigos.

Jejum

6. Embora exija um sacrifício adicional ao isolamento, poderia se decidir ter apenas uma refeição por dia.

7. Escolher um dia ou uma refeição para jejuar com pão e água. Andrew LaVallee, fundador de Live the Fast, explica: “Um jejum a pão e água nos ensina a distinguir entre o que precisamos e o que nós queremos, e entramos em um espírito pobre já que a nossa comida é simples, mas satisfatória”. Uma opção para este mesmo ponto pode ser não comer entre as refeições, ou renunciar à sobremesa ou doce depois do almoço ou do jantar.

Esmola

8. Pedir a Deus para revelar o “Lázaro” de sua vida que precisa de sua ajuda de forma muito concreta. Agora que muitos estão sendo afetados, há muitos que nos necessitam para satisfazer as necessidades mais urgentes como alimentos e remédios. Sempre há alguém ao nosso redor que nos espera.

9. Se fizer abstenção de algo que custe dinheiro, doe esse dinheiro aos pobres. Agora há muitas causas que esperam as generosas doações de todos.

10. Arrecadar fundos on-line através de petições para causas dignas: Embora os alimentos e remédios para os necessitados sejam importantes, também há outras causas dignas com as quais se pode colaborar.

Fonte: ACI Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *