Mons. Francisco Apoliano

1° Pároco

Filho de Francisco Ferreira Apoliano e D. Ana Ferreira Apoliano, nasceu aos 20 de Setembro de 1916 na povoação de Pitombeiras, município de Massapê; matriculou-se, aos 2 de Fevereiro de 1929, no Seminário Menor de Sobral, e, aos 9 de Fevereiro de 1936, iniciou os estudos teológicos no Seminário de Fortaleza, onde recebeu as ordens menores, aos 17 de Maio de 1936. Foi ordenado sacerdote em Sobral por D. José Tupinambá da Frota, aos 26 de Novembro de 1939, e no dia seguinte celebrou a primeira missa, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Sobral.

Em 06 de Janeiro de 1942, assumiu a Paróquia de São Manuel, sendo o seu primeiro Pároco. Na Paróquia realizou um grande trabalho de estruturação da recém criada Paróquia. Foi responsável pela construção da casa paroquial, do salão paroquial e do primeiro Cemitério da cidade de Marco, recebendo o nome de Cemitério São Roque, sendo inaugurado no dia 19 de março de 1945. Também foi autor da criação da Festa de Corpus Christi, sendo celebrada durante 10 dias em preparação para o dia da Festa do Corpo de Deus. Também foi obra de Mons. Apoliano, a construção de uma barragem sobre o Rio Acaraú, visando ajudar a população durante o período invernoso. Permaneceu na Paróquia durante 13 anos e 7 meses, tendo sua saída no dia 17 de Agosto de 1955.

Mons. Francisco Apoliano faleceu no dia 08 de Abril de 2005, na cidade Bom Jesus de Itabapoana, no estado do Rio de Janeiro.