Padre Francisco Tupinambá de Melo

3° Pároco

Filho de Manoel Tabajara Melo e Josefa Gonçalves Melo, nasceu no dia 09 de março de 1911, na localidade de São Miguel do Tapuio, no Estado do Piauí. Posteriormente, passou a residir no Estado do Ceará, adotando a cidade de Sobral como sua terra. Na Princesa do Norte, terra que o acolheu como legítimo filho, recebeu os elementos para a sua formação intelectual, moral e religiosa, responsáveis pela definição do seu caráter retilíneo e pela sua opção pelo sacerdócio e pelas atividades no magistério. Recebeu a ordenação sacerdotal das mãos de Dom José Tupinambá da Frota, na cidade de Sobral, no dia 25 de outubro de 1942. O Padre Tupinambá, como era carinhosamente tratado, foi tardiamente chamado ao Sacerdócio, em relação aos jovens de sua geração, pois só depois de viver a infância e a adolescência no seio da sua comunidade, optou por encaminhar-se definitivamente para a vida religiosa, buscando os caminhos da formação sacerdotal.

No dia 11 de Fevereiro de 1962, enquanto, temporariamente, Cônego Egberto esteve curando a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Martinópole em 1962, Padre Tupinambá assumiu a Paróquia de São Manuel.

Do curto período de 6 meses em que aqui esteve, destacamos como meritório o trabalho por ele realizado, a partir de uma constatação de que 40% dos paroquianos da cidade, especialmente, dos bairros, não estavam indo às missas de preceito.

Promoveu o culto ao Sagrado Coração de Jesus, entronizou sua imagem nas casas, sobretudo dos pobres, realizando campanhas em seu benefício junto ao comércio. Teve sua saída no dia 17 de Agosto de 1962.

Padre Francisco Tupinambá de Melo faleceu no dia 24 de junho de 1997, aos 86 anos de idade, na cidade de Sobral.