Mons. Waldir Lopes de Castro

4° Pároco

Monsenhor Waldir Lopes de Castro (1931-2001) nasceu na cidade de Sobral, no Ceará, no dia 02 de fevereiro de 1931. Filho de Victor de Castro Cavalcante e Francisca Elisa Lopes de Castro Cavalcante. Neto, por parte de pai, de José Cavalcante Albuquerque e Maria Fausta de Castro Cavalcante, ambos de Santana do Acaraú, e de José Alcino Lopes Cavalcante e Maria Amélia de Albuquerque Lopes por parte de mãe. Foi batizado na igreja da Sé, em Sobral, no dia 08 de março pelo padre José Gerardo Ferreira Gomes. Recebeu o sacramento da crisma em 1944, sendo seu padrinho Monsenhor Olavo Passos.

Iniciou seus estudos primários com a professora Dona Maroca Paulo, e concluiu no Grupo Escolar Professor Arruda, em Sobral. Ingressou no Seminário Menor de Sobral a 08 de fevereiro de 1944. Concluiu o Seminário Menor no ano de 1950. Fez seus estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior da prainha, em Fortaleza, no percurso de seis anos. Tornou-se clérigo no dia 14 de julho de 1953. Recebeu as duas ordens menores do Leitorato e Acolitato no dia 20 de julho de 1954.

Recebeu o subdiaconato a 23 de outubro de 1955. Recebeu o presbiterato no dia 08 de dezembro de 1956 pelo Bispo D. José Tupinambá da Frota, na igreja Catedral de Sobral. Começou a exercer seu ministério sacerdotal, como cooperador do vigário da Paróquia do Patrocínio, Mons. José Osmar Carneiro. Nesse cargo permaneceu, de janeiro de 1957 a março de 1964. No mesmo período foi professor de religião no Seminário de Sobral e na Escola Técnica de Comércio D. José. No dia 08 de março de 1964 assumiu a paróquia de São Manuel, onde permaneceu até seu falecimento. Na data de 27 de Fevereiro de 1975, recebeu do Papa Paulo VI, o Título de Capelão de Sua Santidade, passando a integrar o nome de Monsenhor.

Na paróquia, seu trabalho pastoral era bem diversificado, mas demonstrou predileção pela implantação da Catequese Renovada, pelo apoio às Comunidades Eclesiais de Base e pela consciência prática do Dízimo. Sentindo a necessidade do seu apoio à educação escolar, com o apoio dos líderes da cidade, fundou o Centro Educacional São Manuel (CESM), com 1º e 2º graus, de onde foi professor e diretor. Prestou significativo serviço à Diocese no setor das Vocações Sacerdotais, quanto nos anos de 1980 e 1981, assumiu a Direção do Seminário Diocesano São José, de Sobral.

Com a ajuda espontânea de seus paroquianos, construiu a Igreja do Coração de Jesus e reformou o cemitério São Roque. Dedicou-se a reformar a Igreja Matriz e sem que viesse a contemplar o término da obra. Na manhã do dia 22 de dezembro de 2001, no momento em que estava fazendo caminhada, foi acidentado bruscamente, vindo a falecer na Santa Casa da Misericórdia de Sobral, quando se submetia a uma tomografia computadorizada.

Monsenhor Waldir Lopes de Castro faleceu em Sobral, Ceará, no dia 22 de dezembro de 2001.