Mons. Manuel Rômulo Rocha

5° Pároco

Filho de José Ribamar Rocha e D. Eugênia Castro Rocha. Nasceu em 26/02/1959, na cidade de Marco. Foi batizado na Matriz de São Manuel, aos 03 de março de 1959. Estudos: Primeiras letras, começou no Educandário São Manuel, no Marco. Depois foi estudar no Grupo Escolar “Manuel Osterno Silva”. Em seguida, no Centro Educacional São Manuel. Em seguida, no Colégio Estadual “D. José Tubinambá da Frota”, em Sobral. O 2° Grau foi feito no Estadual, concluindo no Colégio Sobralense. Ingressou no Seminário São José, em 31 de janeiro de 1977. Foi fazer o curso superior de Filosofia e Teologia, no seminário Provincial de Fortaleza, em 1° de março de 1979. Concluído o curso superior, recebeu o Diaconato, em 17 de dezembro de 1983, na catedral de N. Sra. da Conceição, em Sobral, de Dom Walfrido Teixeira Vieira. A Ordenação presbiteral, se deu na matriz de São Manuel do Marco, em 15/12/1984, às 19h, das mãos de Dom Walfrido, Bispo Diocesano. Primeira missa solene, na cidade natal, aos 16 do mesmo mês e ano. Fatores que influenciaram a sua vocação: numa visita pastoral feita por Dom Walfrido em Marco, depois da cerimônia litúrgica, Dom Walfrido pessoalmente disse ao acólito Rômulo. “Eu quero que você vá para o seminário para ser padre” Sua vida como acólito levou àquele menino, o amor da Igreja. Também a presença de Mons. Valdir repercutiu na sua alma de vocacionado.

Atividades pastorais e outras.

Foi nomeado em 1985, Vice Reitor do Seminário São José. E ao mesmo tempo, Vigário Paroquial da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Massapê. No dia 25 de janeiro de 1987, foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Martinópole – CE e no dia 26 de janeiro de 1988, foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Reriutaba – CE. Em 1989, foi fazer uma experiência no Convento dos Frades Franciscanos – OFM, em Pernambuco, apenas 6 meses. Isto porque precisou de uma cirurgia na coluna. Felizmente ficou curado. No dia 10 de junho de 1989, tomou posse da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Bela Cruz, como Vigário Paroquial. Cujo pároco era o Mons. Odécio Loiola Sampaio. No dia 11 de fevereiro de 1990, foi nomeado pároco de Nossa Senhora da Piedade de Coreaú. Aos 25 de fevereiro de 1996, foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Bela Cruz. No dia 07 de maio de 2000, foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Meruoca e no dia 03 de fevereiro de 2002, foi transferido como pároco de sua terra natal, Marco, cujo titular é São Manuel. Após de 15 anos na Paróquia de São Manuel, no dia 20 de Fevereiro de 2017, foi transferido como Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Maria, na cidade de Morrinhos.

Em Martinópole, reformou a casa paroquial e adquiriu um veículo para a paróquia. Em Reriutaba, reformou o presbitério e adquiriu o veículo para os trabalhos pastorais. Em Coreaú, fez o altar de Bom Jesus dos Passos, reformou totalmente a Casa Paroquial e a sacristia da Igreja de São Francisco. Colocou os vitrais da Matriz, as portas novas, a parte elétrica, um carro para a paróquia. Em Bela Cruz, reformou a sacristia, e reformou o presbitério e o forro da Matriz. Adquiriu um carro novo para a Matriz e deixou um depósito, em dinheiro suficiente para a construção de uma nova Casa Paroquial. Restaurou as imagens e os quadros da Via Sacra. Em Meruoca, reformou o presbitério em granito e colocou bancos novos e sólidos na Matriz; adquiriu um carro e deixou dinheiro em depósito. Na cidade Marco, reformou a Igreja Matriz (tendo sido iniciado por Mons. Waldir), o Santuário Sagrado Coração de Jesus, o Centro Pastoral Mater Dei e Salão Paroquial.

Seu pensamento pessoal: “Eu vejo na Igreja de Cristo a continuação do mistério salvífico em cada membro que sofre, nos marginalizados e nos pobres que completam sua paixão”.