Cônego Egberto Rodrigues de Andrade

2° Pároco

Filho de Francisco Juvêncio de Andrade e Ana Rodrigues de Andrade, nasceu no dia 10 de novembro de 1920, na cidade de Sobral. Foi ordenado Sacerdote no dia 07 de Dezembro de 1947, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Sobral, pelo Bispo Diocesano, Dom José Tupinambá da Frota. Foi Coordenador do Jornal Correio da Semana e da Rádio Educadora de Sobral. Foi transferido para a Paróquia de São Manuel, no dia 23 de Janeiro de 1956, sucedendo o Reverendíssimo, Mons. Francisco Apoliano.

Depois de uma ausência de 05 de Fevereiro de 1962 à 17 de Agosto de 1962, voltou para seu paroquiato até 13 de Fevereiro de 1964.

Durante seu paroquiato foi animador do povo para a caminhada da fé e da esperança, pela realização de missões, de festas religiosas, de visitas da imagem de Nossa Senhora às famílias. Deu continuidade ao que tradicionalmente se fazia na vida religiosa paroquial e, a seu modo, começou o trabalho de valorização de reuniões por categorias de pessoas. Trouxe as irmãs Josefinas para dirigir o Educandário São Manuel e coordenar a catequese. Elas deixaram a comunidade no paroquiato do Mons. Waldir, quando foi considerada cumprida a tarefa que haviam aceito.

Cônego Egberto socorreu as famílias vítimas da seca de 1958. Construiu e inaugurou parte do Patronato Mater Dei. Criou um pré-seminário para candidatos ao sacerdócio e encaminhou para a vida religiosa 45 moças. Seu paroquiato teve duração de 9 anos.

Faleceu no dia 03 de Maio de 2003, aos 82 anos, na cidade de Sobral.