Quando aconteceu o primeiro sínodo na Igreja Católica?

Praça de São Pedro, Vaticano. Créditos: Pixabay

O primeiro sínodo remonta aos Atos dos Apóstolos

Osurgimento dos sínodos tem raízes antigas, remontando em espírito aos primeiros dias do cristianismo.

A palavra “sínodo” vem do grego synodos, que significa “assembleia”. De fato, consiste basicamente numa assembleia de líderes da Igreja que se reúnem para discutir assuntos importantes.

Enciclopédia Católica reafirma esta definição, explicando que se trata de “um termo geral para reuniões eclesiásticas sob autoridade hierárquica, visando a discussão e a decisão sobre assuntos relacionados com a fé, a moral ou a disciplina”.

A partir desta definição básica, pode-se observar que o primeiro sínodo foi aquele que muitos chamam de “Concílio de Jerusalém”. Esta reunião de líderes da Igreja é narrada no capítulo 15 dos Atos dos Apóstolos:

“Chegaram alguns homens da Judeia e doutrinavam os irmãos de Antioquia, dizendo: «Se não forem circuncidados, como ordena a Lei de Moisés, vocês não poderão salvar-se.» Isso provocou alvoroço e uma discussão muito séria deles com Paulo e Barnabé. Então ficou decidido que Paulo, Barnabé e mais alguns iriam a Jerusalém para tratar dessa questão com os apóstolos e anciãos. Com o apoio e solidariedade da igreja de Antioquia, eles atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, e deram uma grande alegria a todos os irmãos. Quando chegaram a Jerusalém, foram acolhidos pela igreja, pelos apóstolos e anciãos, e contaram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. Alguns daqueles que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé intervieram, declarando que era preciso circuncidar os pagãos e mandar que eles observassem a Lei de Moisés. Então os apóstolos e os anciãos se reuniram para tratar desse assunto” (Atos 15,1-6).

Embora os sínodos atuais pareçam muito diferentes daquele primeiro sínodo em Jerusalém, o espírito permanece o mesmo.

Fonte: Aleteia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *