A Comunidade Paroquial de Marco vive hoje um dia de festa, pois celebra-se neste dia 29 de Dezembro, os seus 82 anos de criação. Fundada pelo então bispo de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota, a Paróquia de São Manuel garantiu aos fiéis da época, a garantia de que uma grande evangelização fosse tomar conta daquela porção do povo de Deus.
Passados estes 82 anos, vemos o quanto a Paróquia contribuiu para o desenvolvimento não só religioso, mas também dentro da Sociedade Civil Marquense, principalmente na área social e educacional. Podemos citar dentro destas ações, o trabalho pastoral realizado dentro das famílias carentes e a fundação do Colégio Cenecista São Manuel.
Ao longo de toda a sua história, a Paróquia de São Manuel teve 6 Párocos: Monsenhor Francisco Apoliano, Cônego Egberto Rodrigues de Andrade, Padre Francisco Tupinambá de Melo, Monsenhor Waldir Lopes de Castro, Monsenhor Manuel Rômulo Rocha e Monsenhor Raimundo Nonato Timbó de Paiva. Todos estes homens que por aqui passaram, contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da Paróquia, fazendo com que a cidade fosse reconhecida como uma das Paróquias mais religiosas do Estado do Ceará.
Dentre todos os citados acima, um teve grande destaque: Monsenhor Waldir Lopes de Castro. Através de seu trabalho pastoral e amor aos mais pobres, fez com que sua vida fosse um exemplo de doação e serviço. Após seu falecimento ocorrido em 22 de Dezembro de 2001, sua fama de santidade expandiu-se por toda a Diocese de Sobral, de forma que esta Igreja Particular através de seu Bispo Diocesano, Dom José Luís Gomes de Vasconcelos, ingressasse com um pedido para a abertura do Processo de Beatificação e Canonização de Monsenhor Waldir. Após um breve período de espera, o Dicastério para as Causas dos Santos enviou o “Nihil Obstat”, documento este que autoriza o início do Processo de Beatificação e assim intitulando Mons. Waldir como “Servo de Deus”.
São 82 anos de muita evangelização e serviço realizado dentre os fiéis desta grandiosa Paróquia. Agradecemos eternamente à todos os Párocos que por aqui passaram, citando o Monsenhor Raimundo Nonato Timbó de Paiva, atual Pároco da Paróquia de São Manuel.
Que as bênçãos de Deus possam recair sobre todos os fiéis, e que Maria Santíssima e São Manuel intercedam incansavelmente por esta porção do povo de Deus.