Fratelli tutti pode contribuir para uma economia da fraternidade humana

I.Media para Aleteia – publicado em 08/10/20

A religiosa dominicana e membro da Pontifícia Academia das Ciências afirma que a encíclica do Papa Francisco deve nos estimular a conciliar a necessidade de colaboração com a necessidade de competição

A terceira encíclica do Papa Francisco sobre a “fraternidade humana” (Fratelli Tutti) “pode contribuir muito para uma refundação da economia em uma concepção mais realista do homem e das relações sociais”, afirma Irmã Helen Alford, vice-reitora do Angelicum.

Membro da Pontifícia Academia de Ciências Sociais, a freira dominicana diz que o despertar de uma crise é o momento oportuno para repensar as estruturas do atual sistema econômico e social.

A nova encíclica do Papa Francisco (Fratelli Tutti) se concentra na “fraternidade humana” e na “amizade social”. Mas que lugar há para esses valores em uma economia essencialmente regida por relações contratuais, pelo individualismo?

Estamos no início de grandes mudanças. À primeira vista, o tema da “fraternidade humana” não parece ser uma prioridade, ou pelo menos poderíamos pensar que é apenas mais um conceito entre outros e que terá poucas consequências. Na verdade, sabemos que as ideias fazem história.

Assim, gostaria de enfatizar dois pontos em particular. Em primeiro lugar, principalmente depois da crise financeira de 2008, todos perceberam que nosso modelo era simplista demais. Estudos em economia comportamental, especialmente neurociências, tendem a provar que não somos exclusivamente individualistas, focados em nossos próprios interesses.

Fraternidade

Nesse sentido, embora ainda sejam poucas as mudanças nas estruturas econômicas, podemos esperar que muitas no futuro. Contudo, a velha ideia de que a riqueza era produzida por um lado e, por outro, era distribuída na educação, saúde etc., foi progressivamente posta de lado. Consequentemente, a economia, em seu modelo atual, não satisfaz as necessidades profundas da humanidade. Agora entendemos que as desigualdades e os desastres econômicos nascem da produção de riqueza.

Por outro lado, poderíamos pensar no grande slogan da Revolução Francesa: “liberdade, igualdade, fraternidade”. Do ponto de vista histórico, podemos ver que os partidos liberais que nasceram da Revolução foram fundados na defesa da liberdade, na economia do “laissez-faire”, na propriedade privada etc., e que não se basearam no princípio de “igualdade”. Outros grupos políticos decidiram apoiar a igualdade em particular. Mas sempre com os olhos na liberdade humana, porque queriam mais distribuição para que as pessoas fossem mais livres. Esses são os dois movimentos que têm suas raízes na Revolução Francesa. O terceiro caminho, o da fraternidade, não foi realmente desenvolvido: sem dúvida, esta é a oportunidade hoje para iniciá-lo.

Crise

Desde a crise de 2008, novas ideias surgiram nesse sentido e estão nos levando a reconciliar nossos genes individualistas com a necessidade de viver em comunidade. Assim, em economia, o desafio é conciliar essa necessidade de colaboração com a necessidade de competição. Na verdade, é preciso reconciliar as duas partes da sociedade: a cooperação, a família, a Igreja, as comunidades por um lado; e, por outro lado, a competição, “laissez-faire”, o mundo da economia. Afinal, a ideia de fraternidade pode ajudar a realizar essa reconciliação.

Contudo, os problemas que enfrentamos hoje são profundamente diferentes daqueles enfrentados por nossas sociedades no século XVIII. Precisamos renovar nossa forma de pensar, não mais centrada no indivíduo e seus interesses, mas nos sistemas sociais. E esta encíclica pode dar um importante contributo para esta refundação: é o momento ideal para abordar o tema da fraternidade.

Que conexões podem ser feitas entre a fraternidade na Revolução Francesa e a do Papa Francisco? Isso não prova que “o mundo moderno está cheio de virtudes cristãs enlouquecidas”, de acordo com a citação de G.K. Chesterton?

Pode-se dizer, com Jacques Maritain, que a Revolução Francesa, com todos os seus problemas que conhecemos bem – seu anticristianismo, seu antiteísmo – teve certos aspectos que derivam do Evangelho. Nesse sentido, o projeto da Revolução é antes de tudo reconhecer a dignidade da pessoa humana através da igualdade, da liberdade e da fraternidade. E essas idéias não vêm das culturas grega e latina, mas do cristianismo.

Encíclica

De fato, a dignidade humana é uma ideia propriamente cristã. Mas ela adquiriu uma existência autónoma em relação à Igreja, o que é um sinal bastante bom. Por um lado, existe o risco de essas ideias serem sequestradas, como diz a frase de Chesterton. Por outro lado, existe a oportunidade de se tornarem patrimônio da humanidade. Como diz João Paulo II, Jesus revela plenamente o homem a ele mesmo (Redemptor Hominis). Portanto, podemos esperar que as ideias que vêm do cristianismo sobrevivam do lado de fora.

Frequentemente falamos – e o Papa Francisco foi o primeiro a fazê-lo – da difícil concordância entre a moralidade cristã e os mercados financeiros, os modelos atuais de consumo e de gestão. Qual é a sua opinião sobre este assunto? O que diz a doutrina social da Igreja sobre isso?

Pode-se usar a analogia do câncer para responder a essa pergunta. O câncer cresce no corpo humano porque consegue entrar nas células saudáveis ​​e reprogramá-las para outro propósito.

Primeiramente, a economia faz parte das células saudáveis ​​da sociedade. E o desenvolvimento econômico também, quando vai bem. Mas o problema é que permitimos que a economia dominasse outras ciências e setores da sociedade. Assim, a solução seria reintegrar a economia à vida social.

Temos que admitir que a economia está sujeita à moralidade, ao contrário da distinção que tendemos a fazer entre os domínios da moralidade e da economia. Nesse sentido, o Papa aponta as realidades sociais, especialmente porque a parte do mundo de onde ele vem, a América Latina, é duramente atingida por desastres econômicos e desigualdades sociais.

De fato, basta olhar para um mapa-múndi com o coeficiente de Gini para perceber isso. Essas situações dramáticas estão encontrando algumas soluções hoje. E um dos grandes desafios da Pontifícia Academia é reforçar as respostas positivas. Mas também continuar a criticar e apontar as deficiências do sistema atual. A situação é dramática, mas não sem esperança.

Outra forma de enfrentar esses problemas é retornar às fontes. Devemos voltar às raízes da economia moderna, como Joseph Schumpeter faz, por exemplo, em sua história da economia, escrita há mais de cem anos.

A recuperação da atividade econômica tornou-se uma grande preocupação na recessão pós-COVID. Por que este é um momento crucial para o futuro da economia?

Cada crise é um momento difícil, mas também uma oportunidade, de acordo com o mito grego da Fênix ressuscitando das cinzas. Após a crise financeira de 2008, o pensamento econômico mudou significativamente, mas a reflexão não foi suficientemente ampla e profunda. Talvez a crise do coronavírus tenha mais consequências. Acima de tudo, é necessário introduzir uma concepção mais realista da humanidade nas teorias econômicas, a fim de transformar as políticas econômicas, estruturas, modelos de gestão etc., até o nível mais concreto.

Fratelli Tutti

Afinal, a doutrina social da Igreja insiste em que não somos indivíduos guiados por nossos interesses egoístas e sem aspiração espiritual, como a ciência econômica quer que acreditemos. Portanto, a famosa frase “não há sociedade, existem apenas indivíduos” [nota do editor: frase da ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher] não é suficiente. Na verdade, os problemas políticos e econômicos não podem ser resolvidos com esse tipo de pensamento.

A isso, a doutrina social responde, por exemplo, com a “destinação universal dos bens”. Afinal, Deus fez o mundo para todos. Ao mesmo tempo, a história mostra que, se abolirmos completamente o princípio da propriedade privada, nos exporemos a outros perigos e outros desastres econômicos e políticos.

Enfim, cabe ao Papa nos lembrar deste imperativo da fraternidade humana. E cabe aos políticos encontrar mecanismos para resolver essas dificuldades.

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