Setor Espaço Litúrgico prepara II Encontro da Pastoral do Artista Sacro, de 11 a 13 de outubro, em Belo Horizonte (MG)

II Encontro da Pastoral do Artista Sacro. Créditos: CNBB

O Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza de 11 a 13 de outubro, em Belo Horizonte (MG), o II Encontro da Pastoral do Artista Sacro. As inscrições estão abertas neste link.

Inicialmente voltado para integrantes do Grupo da Pastoral do Artista Sacro, o encontro agora recebe inscrições de artistas cristãos e outros profissionais envolvidos na construção e adequação de espaços de celebração, liturgistas, teólogos e demais interessados. O tema escolhido para aprofundamento é “Arte e Liturgia: criação e originalidade”.

Assessores

Vão assessorar o encontro os monges beneditinos dom Marcelo Molinero e dom Ruberval Monteiro, ligados à arte sacra; a arquiteta e religiosa das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, irmã Laíde Sonda; o diretor do Ateliê de Mosaico da Amazônia e Comunhão (Amacom), Erasmo de Abreu; e o frei Sidney Machado, frade capuchinho doutor em Teologia com especializações em espiritualidade, e em Bens Culturais da Igreja.

“Será um importante momento de encontro, reflexão e partilha entre aqueles que estão diretamente envolvidos na criação dos programas iconográficos para uma arte autenticamente litúrgica destinados aos espaços de celebração. Arte esta que nasce da oração da Igreja e em diálogo com a arquitetura do edifício eclesial, constituindo assim um trabalho interdisciplinar que envolve liturgistas, profissionais e comunidade, onde o artista cristão é convidado a traduzir o mistério celebrado em traços, formas e cores”, destacou a assessora do Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal para a Liturgia, Raquel Tonini Schneider.

A Pastoral do Artista Sacro

Iniciada em 21 de setembro de 2017, durante o XI Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra (ENAAS), em Curitiba (PR), a Pastoral do Artística Sacro é fruto do desejo antigo dos assessores e colaboradores do Setor Espaço Litúrgico e dos profissionais envolvidos nessa área a fim de se encontrarem, receberem formação e partilharem suas experiências. Tal desejo foi gestado e refletido durante anos, acompanhado e aprovado pelos bispos referenciais das comissões de liturgia dos regionais. O primeiro grupo foi composto por cerca de 40 artistas e profissionais envolvidos com a arte cristã, participantes do ENAAS.

As atividades propostas para a pastoral previam a promoção de um encontro anual que privilegiasse estudo, oração e partilha dos artistas que desenvolvem programas iconográficos em espaços celebrativos. Eles também intencionaram o envio mensal de textos e sugestões de livros para estudo, publicação de revista ou cadernos sobre a arte litúrgica, além de uma página no site do Setor Espaço Litúrgico.

Nesse processo de articulação, iniciaram a preparação do I Encontro da Pastoral do Artista Sacro, em setembro de 2019, no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo. O evento reuniu cerca de 30 artistas sacros de diversas regiões do Brasil para refletir sobre o tema “Arte como Liturgia e Liturgia como Arte”. O objetivo, naquela oportunidade, era refletir sobre a importância e necessidade de uma arte autenticamente litúrgica. Dali em diante, foram realizados outros breves encontros durante os ENAAS e também em modo remoto.

Fonte: CNBB