A Igreja no Brasil celebra, no dia 12 de outubro, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do país. Também as arquidioceses de Aparecida (SP), Brasília (DF), Cascavel (PR) e Passo Fundo (RS) e a diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG) estão confiadas ao patrocínio da Virgem Aparecida, e prepararam programações especiais para celebrar a data.
Confira os principais destaques da programação nas arquidioceses:
Aparecida
No Santuário Nacional de Aparecida, as celebrações da Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2024 tiveram início na última quinta-feira, 3 de outubro, e seguem até o dia 12 com celebrações e atrações culturais.
De 3 a 11, as orações da Novena acontecem em dois horários: às 15h e às 19h. Neste ano, com o tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”. A temática está em sintonia com o Jubileu 2025. As celebrações da noite são presididas por bispos de várias partes do Brasil.
Além dos momentos de oração, durante a Novena, os fiéis são convidados a realizar também um gesto concreto, doando alimentos não perecíveis. Os donativos serão destinados às instituições beneficentes de Aparecida (SP) e região. No último ano foram arrecadadas mais de 23 toneladas de alimentos e mais de 12 mil itens de higiene e material de limpeza.
No Dia da Padroeira (12), serão celebradas seis missas ao longo do dia. A principal delas acontece às 9h e será presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes. Ao longo de todo o dia também acontece uma vigília, a consagração a Nossa Senhora e a Procissão Solene.
Outro destaque da programação são as atividades culturais. Haverá passeio ciclístico, festival com shows dos cantores Daniel, Kell Smith e Maurício Manieri e da orquestra Pemsa.
Confira a programação completa da arquidiocese de Aparecida.
Brasília
Na Capital Federal, a arquidiocese realizará a 26ª edição da tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida na Esplanada dos Ministérios. São esperados cerca de 50 mil fiéis ao longo do dia, a começar pela Missa com as crianças, às 9h. Após a Eucaristia, serão oferecidas atividades recreativas.
À tarde, haverá a oração do Rosário, bênção do Santíssimo Sacramento e atendimento de confissões. Às 17 horas, o arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, preside a Missa Solene seguida de procissão luminosa.
Desde a última quinta-feira, uma novena é celebrada na catedral Metropolitana com a participação de padres de Brasília e de outros lugares do país, bem como de bispos de Brasília.
Na arquidiocese do Oeste do Paraná, é celebrada a Novena em honra a Nossa Senhora Aparecida desde o dia 3 de outubro. Na última terça-feira, a imagem peregrina da padroeira foi acolhida na catedral metropolitana, marcando o início das festividades religiosas.
No dia 12, serão sete celebrações, com expectativa da catedral cheia de romeiros e com fiéis também na área externa. A expectativa de público para este dia, é de 20 mil pessoas, ao longo de toda a programação, as atividades devem reunir cerca de 80 mil pessoas. Para oferecer os serviços na estrutura da novena e da festa, são mais de mil voluntários envolvidos.
Uma presença especial nas novenas é o bispo emérito de Montenegro (RS), dom Paulo Antônio De Conto. Administrador apostólico em Cascavel entre fevereiro e setembro deste ano, o prelado continua no Paraná, e participa da programação religiosa.
Passo Fundo
No Rio Grande do Sul, a arquidiocese de Passo Fundo realiza a 43ª edição da Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida, no próximo domingo, 13 de outubro. Com o tema “Maria, ensina-nos a rezar!”, as celebrações contarão com várias missas ao longo dos dois dias.
Dia 12, serão cinco missas, sendo uma delas dedicada aos idosos e outra às crianças. Já no dia 13, dia da Romaria arquidiocesana, haverá missa na Catedral e no Santuário da padroeira. Uma procissão será realizada até o santuário, concluída por missa campal. À tarde, haverá benção do Santíssimo Sacramento e Missa com os Jovens.
Por Luiz Lopes Jr.
Fonte: CNBB