III Romaria de Nossa Senhora Aparecida marca o dia da padroeira do Brasil, em Sobral

III Caminhada com Maria em Sobral. Créditos: Diocese de Sobral

O sol e o clima de 38 ºC não conteve os devotos e devotas que participaram da III Romaria da Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, na tarde do último sábado, 12 de outubro, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima em Sobral.

O evento também marca o Dia da Unidade Diocesana. Desde 2017, a igreja particular de Sobral realiza uma programação alusiva a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida. Inicialmente houve a Cavalgada Mariana, depois tornou-se Caminhada com Maria, e em 2022 foi adaptada para Romaria, composta por uma programação oracional diversificada.

Presbíteros, diáconos, religiosas, seminaristas, novas comunidades, pastorais e toda a igreja católica particular de Sobral reuniram-se ao redor da mesa do altar para concelebrar a solenidade em honra a padroeira do Brasil.

Em homilia, Dom Vasconcelos relembrou que Maria é Peregrina da Esperança. Ela caminha para visitar sua parenta Isabel. Maria caminha grávida para Belém de Judá, para o Egito, para a festa da Páscoa em Jerusalém, acompanha os passos de Jesus do berço até a cruz. Maria caminha com os Apóstolos do Monte das Oliveiras até o Cenáculo em Jerusalém onde aguarda com eles o Espírito Santo Paráclito. Finalmente, Maria é elevada pelos anjos aos céus em corpo e alma.

“Somos um povo peregrino, que caminhamos e temos um destino, uma meta que é a felicidade eterna em Deus. Irmãos, caminhemos juntos, no caminho que é Jesus segurando na mão de nossa Mãe Maria, Nossa Senhora Aparecida Rainha e Padroeira do Brasil.

Meu sonho, meu desejo, por que não dizer minha esperança é que esta Romaria um dia torne-se a Romaria da Unidade Diocesana em Sobral”, findou o bispo.

Após a missa, os fiéis saíram em procissão pelas principais ruas da cidade seguindo os passos da Virgem de Aparecida cantando músicas marianas e meditando os mistérios do santo terço.

A igreja diocesana de Sobral peregrinou com destino à Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição, onde lá finalizou com a benção solene do Santíssimo Sacramento.

Por Thaís Helena, Jornal Correio da Semana

Fonte: Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *