Como inicia-se uma Causa de Beatificação ?

O processo de Beatificação de uma pessoa, exige muita cautela e muita responsabilidade, diante que o candidato é Postulante ao título de Beato e posteriormente, Santo. O processo não tem limite de tempo, pois só haverá consenso da Santa Fé, quando as informações e Milagres que foram coletados, forem comprovados cientificamente.

O processo de Beatificação inicia-se, quando se é feito um pedido junto ao Bispo da Diocese ou Arquidiocese, para a Abertura da Causa para um determinado candidato. Este pedido poderá ser feito por Sacerdotes, Congregações ou um grupo de Leigos, este último, com autorização do Pároco. O pedido deverá ser feito, baseado na vida de Santidade daquela pessoa, visto que o candidato deverá ter apresentado sinais que comprovem sua fama de Santo.

Logo após realizar o pedido e se houver consentimento do Bispo, será enviado à Santa Sé Apostólica, a carta com o pedido para a Abertura da Causa de Beatificação e Canonização. Logo após, a Congregação da Causa dos Santos, estudará se há algum impedimento para abertura da causa. Caso não encontre nada que impeça, a Congregação enviará uma carta (Nihil Obstat) à Diocese ou Arquidiocese, aprovando a abertura da causa. Nesse caso, o candidato já receberá o título de Servo de Deus.

Após a aprovação da abertura da Causa, começarão os trâmites do processo, visto que, o primeiro passo será dado na própria Diocese. Há a necessidade da formação de uma Associação, que ajudará no custeio e serão testemunhas diante da Causa. Logo após, será formado um tribunal eclesiástico, que cuidará do estudo da vida do candidato. Será também escolhido um Postulador, uma espécie de Advogado, que defenderá a Causa do candidato na Santa Sé. Também será realizado o traslado do restos mortais do Servo de Deus, onde serão apresentado aos fiéis, na Missa de Abertura da Causa. Após a Celebração, os restos mortais são depositados em um pequeno jazigo de mármore, que ficará em um local de fácil acesso pelos fiéis, para que possa ser Venerado. Após a realização de toda a Celebração e com o tribunal formado, darão início aos primeiros passos da Causa.

VIRTUDES HEROICAS

O primeiro passo, será o estudo da vida do Servo de Deus. Esse estudo será uma comprovação das virtudes heroicas praticadas, ou seja, a vida de santidade. Será visto virtudes como: humildade, fé inabalável, caridade, martírio, etc. Após a finalização desta etapa, serão coletados os milagres atribuídos ao candidato. Depois do estudo feito e realizada a coleta dos possíveis milagres, todo material será enviado à Santa Sé, onde a Congregação da Causa dos Santos irá analisar a vida do candidato.

TÍTULO DE VENERÁVEL

Após a realização da análise feita pela Congregação, será enviado ao Sumo Pontífice o pedido de aprovação das Virtudes Heroicas praticadas pelo Servo de Deus. Caso haja consentimento do Papa, o Servo de Deus agora receberá o Título de Venerável, que convoca à Igreja a Veneração e assim passando para a nova fase do processo: a Beatificação.

BEATIFICAÇÃO

O processo de Beatificação é a uma das fases mais complexas, pois dependerá da confirmação do suposto milagre (em caso de martírio, não há a necessidade da comprovação de milagre) por intercessão do agora Venerável. O milagre será investigado pelas autoridades da Igreja e dependerá dos estudos científicos comprovando a autenticidade, onde mostra que a pessoa recebera realmente um milagre, onde aos olhos da medicina, não seria possível a sua realização. Após vários estudos e dado aval da comprovação do milagre, o Venerável será elevado ao Título de Beato, podendo receber culto em sua região de origem.

Fonte: Paróquia de São Manuel