A festa da “Candelária” é celebrada neste dia 2 de fevereiro, coincidindo com a celebração da Apresentação do Senhor e com a purificação ritual da Virgem Maria. Em meados do século V, esta celebração era conhecida como a “Festa das Luzes”.
Alguns argumentam que começou no Oriente com o nome de “Encontro” e depois se espalhou para o Ocidente no século VI, chegando a ser celebrada em Roma com caráter penitencial.
Não se sabe ao certo quando começaram as procissões com velas relacionadas a esta festa, mas já no século X celebravam solenemente.
A devoção mariana de Nossa Senhora da Candelária ou Virgem das Candeias teve sua origem em Tenerife (Espanha). Segundo a tradição, a Virgem apareceu em 1392 a dois nativos “Guanches” que pastoreavam seu rebanho. Quando chegaram à beira de um barranco, viram que os gados não avançavam.
Um dos pastores avançou para ver o que estava acontecendo e viu uma pequena imagem de madeira de uma mulher, com cerca de um metro de altura. Na imagem, a senhora carregava uma vela na mão esquerda e uma criança no braço direito, que segurava um pássaro de ouro.
A Virgem das Candeias é a padroeira das Canárias e venerada na Basílica de Nossa Senhora da Candelária em Tenefire. Mais tarde, esta devoção se estendeu por toda a América.
Fonte: ACI Digital