Adriana Bello – publicado em 10/03/21
Expedição da NASA levou o nome de Nossa Senhora das Flores ao planeta vermelho
No dia 18 de fevereiro de 2021, o robô Perseverance, da expedição “Mars 2020”, chegou a Marte para fazer estudos. Ele carregou 150 mil placas com diferentes nomes comuns na Terra. Os nomes, de fato, foram selecionados pela NASA depois de um concurso com sugestões aberto ao público.Entre as sugestões, estava a de Francisco Fernández, um sargento da Aeronáutica da Espanha que mora em Barcelona, mas leva a sua cidade Natal Álora (uma localidade da província de Málaga) e sua padroeira no coração.
“O objetivo é que, quando o robô deixar de funcionar, em seu interior estejam esse nomes, caso alguém encontre a máquina ou caso os humanos acabem se instalando em Marte”, explicou Fernandes a um site.
Nossa Senhora das Flores
Quando soube do concurso, Fernández fez questão de sugerir o nome de Nossa Senhora das Flores, uma devoção mariana comum em Álora.
Ele não comentou isso com ninguém, até que a sua sugestão fosse aceita pela NASA. A agência, inclusive, o enviou uma espécie de cartão de embarque para a Virgem de Álora.
“Não deixa de ser emocionante saber que daqui a anos o nome de Maria estará lá, no espaço, entre o vales e desertos de Marte”, comentou Fernández.
A devoção
A devoção a Nossa Senhora das Flores começou em Álora no século XV, depois da conquista de Granada pelos reis católicos e a rendição da localidade. A rainha Isabel mandou construir uma capela e, em 1502, entronizou a imagem desta devoção mariana.
A capela se transformou em santuário da Virgem. A festa de Nossa Senhora das Flores acontece em 8 de setembro. Neste ano, certamente a celebração chegará até Marte!