O mundo está cada vez mais digital. As formas como nos relacionamos, trabalhamos, nos divertimos e compramos, estão cada vez mais dependentes da tecnologia que nos cerca. A Igreja, percebendo essa grande convergência, também se molda aos novos tempos, se inserindo e se adequando ao universo do “online”.
Grande exemplo disso é o Papa Francisco, que possui contas bastante ativas nas principais redes sociais e, se utiliza desse ambiente, para propagar a fé e a mensagem do Evangelho. Sobre isso, ele diz: “As palavras podem construir pontes entre pessoas, famílias, grupos sociais e os povos. E isto acontece tanto no ambiente físico como no digital”.
As redes sociais podem, de diversas formas, contribuir para a missão de evangelização da Igreja. Por isso, é necessário estarmos abertos para inserirmos nossas comunidades nesse novo contexto.
O trabalho das pastorais
Os trabalhos realizados pelas diversas pastorais das comunidades, dependem de fiéis voluntários, que mantêm, com amor, inúmeras atividades essenciais para todo o andamento da nossa fé católica.
Por isso, as redes sociais podem ser uma grande aliada no seu dia a dia, ao facilitar a comunicação entre os membros das pastorais, entre as diferentes pastorais, pastorais e a comunidade em geral.
As várias possibilidades de interação, especialmente quando não é possível a realização de encontros presenciais – como ocorrido por conta do isolamento social, possibilitam a continuidade e o bom andamento da maioria das atividades. E isso, no fim, garante por sua vez, que a Igreja de Cristo não pare.
Alcançando os fiéis
Outra grande vantagem das redes sociais é o seu alcance. As pessoas têm preenchido cada vez mais o seu tempo com muitas atividades, gastam muito tempo se deslocando de um lado para o outro. Quão bom seria preencher essas lacunas de tempo com as coisas de Deus!
Então, se num período de deslocamento até o trabalho, por exemplo, o fiel tiver a oportunidade de acompanhar online um momento de oração; se, na volta para casa puder ouvir uma meditação do Evangelho do dia; enfim, se puder, através das redes sociais, se ‘conectar’ a conteúdos de fé, elas se tornam, assim, fortes canais de evangelização.
A evangelização em tempo real
Outra oportunidade que a era virtual, com a ascensão das redes sociais nos propicia, é o contato imediato com o irmão. Que grande bênção é poder falar com o próximo, no exato momento em que ele precisa de uma palavra de fé e esperança.
Se pensarmos nas primeiras comunidades cristãs, que recebiam as cartas dos primeiros apóstolos, podemos perceber a grande oportunidade, mas, também, a grande responsabilidade de hoje sermos os propagadores dos ensinamentos de Cristo. Esta é hoje a nossa missão: sermos verdadeiros cristãos, em todos os ambientes que frequentamos, inclusive, as redes sociais.
As novas gerações
Por fim, precisamos pensar também no futuro da Igreja de Cristo. As crianças que já nasceram na era digital, precisam encontrar no ambiente online, conteúdos da nossa fé.
Crescer na vivência de religiosidade familiar, aliada aos ensinamentos da catequese e, somadas às experiências de fé no ambiente digital, é uma receita atual para o desenvolvimento de um futuro cristão com uma base sólida de espiritualidade.
Inseridos em muitos grupos de amizades e relacionamentos diversos, essas crianças se tornarão mais tarde, jovens atuantes e mais participativos na comunidade, mais conscientes do seu papel como cristãos e prontos para assumir suas vocações.
Assim, precisamos dar a real importância para as redes sociais na vida da Igreja, de forma a aproveitar de suas boas funcionalidades para otimizar a missão de evangelização nos dias de hoje. Como cristãos contemporâneos que somos, não devemos negar os avanços de nossos tempos, mas sim, utilizarmos as tecnologias para propagar a Palavra de Deus e o amor de Jesus Cristo por todo o mundo!
Fonte: Blog Ave Maria