Tudo o que é construído pelo Senhor torna-se forte, sólido e capaz de resistir à prova do tempo e das dificuldades. E se lhe confiarmos a nossa relação, para que ela se torne cada vez mais estável, sólida e duradoura?
Você costuma rezar com seu cônjuge? Lembre-se: somos filhos amados de Deus. Assim sendo, precisamos manter com Ele uma relação de proximidade e diálogo, que nos permita falar e ouvir, sendo instruídos por este Pai amoroso, que deseja nos conduzir e nos dar o Seu Coração como lugar seguro de descanso e renovação.
Para aqueles que receberam do Senhor o chamado ao matrimônio, a oração é um caminho de constância, reorganização e opção por Deus, pelo chamado e pelo outro. Um alimento vital de cada dia, que não pode ser desconsiderado ou relativizado.
Juntos e separados, momentos de agradecimento e súplica fazem total diferença na vida do casal. Orar um pelo outro; pelos filhos; submeter as decisões da família ao Senhor; pedir iluminação para os passos que devem ser dados na concretização dos planos e projetos familiares… fazem toda a diferença para que o relacionamento do casal seja saudável e forte. Aqui estão cinco motivos pelos quais você deve rezar com seu cônjuge:
1. A oração é um escudo
Suplicar ao Senhor sua benção e proteção faz toda a diferença para um casal. Muitas são as tentações e provações dentro de um relacionamento, mas muito maior que elas é a força do Senhor que dá o discernimento de cada dia.
2. A oração é um lugar de aperfeiçoamento
Sabemos que somos frágeis e limitados, assim como nosso cônjuge. A oração é um espaço para reflexão e aperfeiçoamento contínuo, pois a graça de Deus opera justamente em nossa humanidade que se submete, para ser melhor. Onde há um ser-humano em processo de melhoria, lá Deus está com Sua graça abundante.
3. Treinamento para a escuta
Ouvir é tarefa árdua! Somos muito tendenciosos a falar demais e ocupamos muito tempo do nosso dia com barulhos exteriores. Na oração, somos convidados a afinar a nossa escuta de Deus, que consequentemente nos ensinará a ouvirmos melhor aquele que partilha da vida conosco.
4. Lugar de perdão e amor
É na intimidade com Cristo que aprendemos sobre perdoar e amar. Temos conceitos superficiais e confusos sobre isto e o próprio Mestre nos ajuda a mergulhar em um entendimento maior destes 2 caminhos tão necessários dentro da vida matrimonial.
5. A oração devolve o sentido do SIM
É com Ele, nosso Deus, que recordamos e reafirmamos o sentido das nossas opções de cada dia. Amar o outro com o nosso amor humano e com a graça que recebemos do céu todos os dias, é uma experiência engrandecedora que aquece o coração e renova os bons propósitos.
Se nos afastamos da oração perdemos muito! Por isso, o site Hozana convida você a viver, com seu cônjuge, uma caminhada de nove dias para aprender a rezar em casal.
Só os nossos sentimentos não podem garantir a solidez do nosso amor. Os perigos da vida cotidiana fazem-nos sentir regularmente a sua instabilidade. E se a oração for este alicerce favorável para que nós, como casal, vivamos mais um amor forte, sólido, duradouro, capaz de enfrentar tudo no nosso caminho?
Rezar com nosso cônjuge permite-nos ir buscar o amor na sua fonte: o coração de Deus. Tudo o que é construído pelo Senhor torna-se forte, sólido e capaz de resistir à prova do tempo e das dificuldades. E se lhe confiarmos a nossa relação, para que ela se torne cada vez mais estável, sólida e duradoura?
Luciana Fontenele, pelo Hozana
Fonte: Aleteia