“Eu vos peço para não me trazerdes brinquedos neste ano; que cuideis de papai e para acabardes logo com a guerra”
Foi encontrada na França, no fundo de um móvel, a carta de um menino para Jesus escrita há 82 anos, em pleno início da Segunda Guerra Mundial.
Era 17 de dezembro de 1939. O pequeno Pierre, da localidade de Mazamet, no Tarn, escreveu:
“Querido pequeno Jesus, para me preparar para minha primeira comunhão, eu vos peço para não me trazerdes brinquedos neste ano; quero fazer este sacrifício para vos agradecer e pedir que cuideis de papai, e para acabardes logo com a guerra para que ele não seja mais obrigado a ir para longe, onde se combate”.
Passados 82 anos, a carta esquecida dentro de uma antiga mesinha de cabeceira foi achada por outra família da região, que, tocada, resolveu procurar o seu autor. A filha dos novos donos da casa, Laura, recorreu às redes sociais para encontrar Pierre e lhe devolver a sua carta direcionada a Jesus:
“Encontramos um pequeno tesouro escondido num velho móvel de casa. Gostaríamos de encontrar o dono ou um membro da sua família para lhe entregar este bilhete tão tocante”.
Carta de um menino para Jesus
Segundo reportagem do site católico francês Famille Chretienne, Laura tinha poucos dados para encontrar o autor do texto: somente a data e o local da carta, assim como o primeiro nome do menino que a tinha escrito, Pierre, e do seu irmão, Joseph, porque o próprio Pierre o mencionava.
Antes de apelar para as redes sociais, a família procurou o proprietário anterior da casa para tentar saber quem tinha sido o dono daqueles móveis. Procuraram informações também na diocese e na escola da cidade, mas sem sucesso.
Foi quando Laura divulgou a busca no Facebook. Sua mensagem foi compartilhada mais de 7.000 vezes. Alguns dias depois, conseguiu contato com a filha de Pierre.
Laura soube então que Pierre tinha 7 anos quando redigiu a cartinha. Ele ainda vive em Mazamet, mas tem poucas lembranças daquela época já tão distante. Apesar disso, a família encontrou vários outros documentos que mostram que é ele mesmo o autor da mensagem, incluindo os registros da sua primeira comunhão e da sua confirmação.
Chama a atenção a delicadeza de alma com que as crianças eram preparadas para receber pela primeira vez a Santíssima Eucaristia. De fato, Pierre também havia escrito para o “pequeno Jesus”:
“Pequeno Jesus, eu Vos espero! Abençoai todos aqueles que eu amo”.
Fonte: Aleteia