São José conseguia encontrar a alegria no meio das labutas e provações porque tinha Jesus com ele. Nós também temos!
OPapa São João XXIII tinha uma profunda devoção a São José. Ele escreveu várias orações ao Esposo de Maria. Compreendeu, particularmente, que São José pode vir em nosso auxílio quando a vida nos deixar para baixo.
Aqui estão trechos adaptados de suas orações que podemos usar para recorrer a São José nos momentos de cansaço e preocupação.
“São José, gentilmente me proteja enquanto confio a Ti. Tu conheces minhas aspirações, minhas dificuldades, minhas esperanças. Eu recorro a Ti porque sei que irás me compreender e me proteger.
Tu também conhecestes a provação, o trabalho e o cansaço. Mas no meio das preocupações da vida material, a tua alma se encheu de uma paz profunda e cantou em verdadeira alegria pela intimidade com o Filho de Deus que te foi confiado e, com Maria, a sua terna Mãe.
Mantém-me ciente de que não trabalho sozinho. Ensina-me a encontrar Jesus perto de mim e a zelá-lo fielmente, como fazes tu. Amém.”
Jesus está ao nosso lado
Para o Papa São João XXIII, o elemento chave da alegria de José no meio de seu trabalho e preocupações era sua proximidade com Jesus. Não podemos ver Jesus com nossos olhos como José podia, mas, de certa forma, podemos estar ainda mais perto dele. Ele habita em nós. São José pode nos ajudar a lembrar a presença de Cristo.
Aqui está outra breve oração do Papa João XXIII:
“Ó glorioso São José,
lembra a todos os que trabalham
que não estão sozinhos em seu labor,
na sua alegria
ou em seus sofrimentos,
porque Jesus está ao nosso lado,
com Maria, sua mãe e nossa,
apoiando-nos,
enxugando o suor de nosso rosto,
e estabelecendo um valor em nosso trabalho.Ensina- nos a usar nosso trabalho,
como o fizestes,
como um meio supremo de alcançar a santidade.
Amém.”
Fonte: Aleteia