Um jeito simples de ensinar seus filhos a rezar

Imagem Ilustrativa. Créditos: Pexels

Rezar é, antes de tudo, um movimento do coração em que nos voltamos para o Senhor. Então, o que é mais terno e espontâneo para uma criança do que mandar um beijinho a Jesus ou à Virgem Maria como forma de oração?

Ensinar nossos filhos pequenos a rezar não é tarefa das mais fáceis. Mas, sim, é prazerosa e necessária.

Devemos começar ensinando-lhes o Pai Nosso, para mantê-los calmos por pelo menos dois minutos seguidos durante a oração da noite. Também é importante incutir neles uma atitude de respeito e silêncio quando se ajoelham diante de uma imagem de Nossa Senhora.

Assim, as crianças aprendem a tecer uma relação de amor com Cristo imitando os gestos dos adultos. 

Ensinar a rezar pelo exemplo

As crianças expressam seu amor abraçando seus pais, acariciando-os, soprando na palma da mão para mandar beijos imaginários …

Então, se elas aprenderem com os pais a mandar um beijinho para Jesus ou para a Virgem Maria quando estão em uma igreja, em frente a uma bela paisagem ou em frente aos santos em seu cantinho de oração, isso já é um jeito de rezar!

E esse amor espontâneo por Cristo será instalado nelas desde a mais tenra idade.

Portanto, devemos transformar o coração das crianças em um lugar de oração

O Papa Francisco falou sobre isso durante a Audiência Geral de 26 de agosto de 2015:

“É lindo quando as mães ensinam seus filhos pequenos a beijar Jesus ou Nossa Senhora. Quanta ternura há nisso! Nesse momento, o coração das crianças se torna um espaço de oração ”.

Vida de fé

Tal espontaneidade é a promessa de uma vida cheia de confiança no amor de Deus, de uma vida de oração, ainda que a oração se reduza à simples evocação da palavra “Pai”.

Porque “não é preciso usar tantas palavras para orar: o Senhor sabe o que lhe queremos dizer. O importante é que a primeira palavra da nossa oração seja ‘Pai‘”, disse o Papa na homilia de 20 de junho de 2013.

Enfim, integrar a oração na vida cotidiana é um dom do Espírito Santo. “Esse dom do Espírito é aprendido… Se você aprender com a mesma espontaneidade com que aprende a dizer ‘papai’ e ‘mamãe’, terá aprendido para sempre ”, disse Francisco em 2015.

Fonte: Aleteia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *