Sonia Escobar é mãe de um seminarista do Seminário Menor da Arquidiocese de Toledo, Espanha. Com sua experiência, ela explica aos pais como reconhecer se um filho tem vocação para a vida religiosa ou para o sacerdócio.
“Como pais cristãos, oferecemos a Deus nossos filhos e lhe dissemos que gostaríamos de ter um filho sacerdote. Mas, como posso saber que meu filho tem vocação, como posso ajudá-lo?”, pergunta Escobar em um vídeo.
Ela diz que Deus costuma falar através de indícios, “que são pistas que Deus coloca em nosso caminho para que percebamos que tudo aponta para um lugar”.
Por isso, apresenta cinco indícios ou pistas que podem ser o germe de uma vocação, como é “o gosto pelas coisas de Deus”.
O primeiro é que, “se gosta de ir à Missa, ajuda na Missa, ou brincar de Missa em casa, não o impeça, incentive-o”. Já o segundo é “fazer perguntas mais profundas do que as crianças de sua idade”, pois “é sinal de que o pequeno se pergunta sobre as coisas realmente importantes da vida”.
Segundo Sonia Escobar, os indícios seguintes são ver “a mão de Deus nas coisas simples de cada dia” ou que sejam “crianças especialmente generosas e ocupadas com os demais”.
Mas, o que classifica como “o grande indício” é “descobrir quais são seus exemplos de vida, que pode ser um jogador de futebol favorito, um cantor ou youtuber. Mas, se o exemplo de vida de seu filho é são Tarcísio, o Cura D’Ars ou seu pároco, aí pode haver vocação”.
Por isso, incentiva os pais a “unir as peças do quebra-cabeça” e, se veem indícios de vocação, “convidá-los a ir para o seminário”.
Fonte: ACI Digital