Como abençoar seus filhos quando eles estiverem doentes

Imagem Ilustrativa. Créditos: Pixabay

Abençoar uma criança doente, seja em seu sofrimento físico ou psicológico, é dar-lhe a esperança e a confiança de que Jesus está presente ao lado dela

As bênçãos são reservadas aos sacerdotes e religiosos? Não, a Igreja prevê muitas bênçãos realizadas pelos leigos, em família, com amigos ou em grupos de oração, de acordo com os diversos acontecimentos ou fases da vida. 

O livro Dieu nous bénit, bénédictions de l’Eglise à l’usage des laïcs (“Deus nos abençoe: bênçãos da Igreja para uso dos leigos“) reúne várias orações para que você possa incluir a própria vida e a de seus entes queridos na bênção prometida por Deus. De fato, pelo batismo, todo cristão pode ser um “vetor da bênção de Deus”.

1 – A BÊNÇÃO DAS CRIANÇAS DOENTES

Cristo é o verdadeiro Deus que se fez homem. Ao assumir a condição humana, Cristo experimentou fadiga, fome, sofrimento. É no sofrimento que ele alcança os pecadores, os conforta, os eleva, os convida a crer em seu caminho de salvação. Cristo esteve em contato com muitos enfermos durante sua vida pública e continua a alcançar os sofredores durante a bênção dos enfermos. 

2 – POR QUE REZÁ-LA?

A Bíblia relata muitos exemplos de pessoas doentes clamando pela ajuda de Jesus: o cego Bartimeu, a mulher hemorrágica, além de Marta e Maria, que clamaram a Jesus para salvar Lázaro… Incansavelmente, Jesus manifestou sua graça no coração dessas vidas feridas. Ele vem para tranquilizar os doentes, consolar os aflitos, restaurar a esperança em tempos de provação. Abençoar uma criança doente, seja em seu sofrimento físico ou psicológico, é dar-lhe a esperança e a confiança de que Jesus está presente ao lado dela. 

3 – EM QUE CONSISTE?

O pai ou a mãe, que está ao lado do leito da criança, pode começar com uma oração de intercessão:

Vós, que declarastes que o Reino dos Céus
é das crianças e daqueles que são como elas,
nós vos pedimos por estas crianças.

Vós, que dissestes que os mistérios do Reino
não foram revelados aos sábios e instruídos,
mas às crianças, nós vos pedimos por estas crianças.

Vós, que acolhestes a homenagem das crianças
quando cantavam o Hosana antes da vossa paixão,
nós vos pedimos por estas crianças.

Vós, que ordenastes aos discípulos
que cuidassem dos enfermos e rezassem por eles,
nós vos pedimos por estas crianças.

Então, depois de fazer o sinal da cruz na testa de seu filho (ou sua filha), recite com ele (ela) a oração de bênção da criança doente. Os presentes terminam com um “Amém”, indicando sua fé na graça ativa de Cristo para seu filho. A sugestão é concluir o momento de oração com uma Ave-Maria.

4 – O TEXTO DA BÊNÇÃO

“Pai cheio de ternura, Deus de quem vem todo o conforto, vigiai com bondade sem limites as vossas criaturas e dai a salvação à alma e ao corpo; livrai da doença esta criança (Nome) que nos destes, para que ela cresça todos os dias de sua vida em graça e sabedoria diante de Vós e dos homens, a fim de que ela vos sirva em justiça e santidade e nunca deixe de dar graças à vossa misericórdia. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém. “

Fonte: Aleteia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *