“As etapas da vida não são mundos separados que competem entre si; elas são uma aliança que une passado, presente e futuro, dando força e beleza à humanidade”
OPapa Francisco afirmou que “a aliança entre idosos e crianças salvará a família humana”. Em sua 17ª catequese sobre a velhice, na audiência geral de hoje, 17 de agosto, ele também reforçou o convite aos jovens para ouvirem o testemunho de sabedoria dos mais velhos porque é um testemunho digno de crédito.
Francisco alicerçou a catequese de hoje numa visão do profeta Daniel que se refere a Jesus ressuscitado. Ele aparece ao vidente como o Messias, põe a mão sobre o seu ombro e lhe afirma: “Não temas! Eu sou o Primeiro e o Último, e o que vive. Pois estive morto, e eis-me de novo vivo pelos séculos dos séculos”.
“Aquele que vive nos tranquiliza. Ele também morreu, mas agora ocupa o lugar que lhe é destinado: o do Primeiro e do Último”.
Resumindo a catequese da semana, o Papa traçou uma relação entre o ciclo da vida e vários símbolos, como os da visão de Daniel. Francisco enfatizou que Deus é o Senhor do tempo e da história e que, ao mesmo tempo em que costumamos representá-Lo como um ancião, também representamos a Sua força e beleza com imagens como a do fogo.
“Estamos diante do mistério da eternidade de Deus: o antigo e o novo coexistem. Por isso, o testemunho dos idosos é um dom autêntico, uma verdadeira bênção para as crianças. As etapas da vida não são mundos separados que competem entre si; elas são uma aliança que une passado, presente e futuro, dando força e beleza à humanidade”.
Fonte: Aleteia