Conheça o método que poderá trazer muitos frutos aos seus estudos sobre a Palavra de Deus
Setembro é o mês da Bíblia. Para celebrar essa data, que tal fazer uma jornada de leitura e aprendizado sobre a Sagrada Escritura?
Sabemos que a Bíblia é um conjunto de livros, escrito por pessoas diferentes, em épocas diferentes. Nela encontramos a verdades de fé e são em suas páginas que aprendemos sobre o amor de Deus e como praticar esses ensinamentos em nossas vidas.
Um método bem conhecido e que pode apresentar muitos frutos está no livro do Monsenhor Jonas Abib, “A Bíblia no meu dia-a-dia”.
A obra é como um mapa que nos guia na leitura e no conhecimento da Palavra de Deus. Em resumo, o monsenhor nos orienta da seguinte forma:
– Ler a Bíblia todos os dias – e isso quer dizer que para aprender as coisas de Deus não existe fim de semana e nem feriado. A Bíblia deve ser lida diariamente.
– Ter um horário definido – sabemos que às vezes nossa rotina é mudada, mas no geral, procure manter um horário fixo para esta leitura.
– Marque o tempo – determine a duração do seu estudo e cumpra seu propósito. Seja realista e sério com o compromisso. Se escolher 10 minutos, cumpra o determinado.
– Escolha um lugar – dê preferência a um lugar tranquilo, onde você possa se concentrar e se dedicar ao estudo da Palavra de Deus.
– Use lápis, caneta, marca-texto – marque as passagens que mais te chamam a atenção.
– Crie um ambiente de oração – é um momento de ouvir o que Deus tem a nos dizer, é um verdadeiro encontro com o autor da vida.
Diário espiritual
E para um melhor aprofundamento, Monsenhor Jonas Abib nos ensina fazer um diário espiritual. Se possível, use um caderno (uma folha para cada dia) e anote o seguinte:
1 – Promessas de Deus – é aquilo que Deus vai cumprir para aqueles que são fiéis à Sua Palavra (ex: “Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou no meio deles” – Mt 18, 20).
2 – Ordens de Deus – são as mensagens que nos mostram qual caminho devemos seguir (ex: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” – Mt 16, 15).
3 – Princípio Eterno – são os princípios que mostram como funciona o Reino de Deus (ex: “Todo aquele que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado” – Lc 18, 14).
4 – Mensagem de Deus para mim hoje – depois da leitura, anote aquilo que Deus quer te dizer com aquele trecho.
5 – Como posso aplicar isso em minha vida – após a meditação do texto, é hora de entender como você pode praticar a Palavra de Deus, como ela vai te inspirar a agir no dia-a-dia.
Roteiro de leitura da Bíblia
E para fazer a leitura, começando pelo Novo Testamento, o Monsenhor Jonas Abib indica o seguinte roteiro:
1 – Primeira Carta de São João (duas vezes)
2 – Evangelho de São João
3 – Evangelho de São Marcos
4 – Pequenas Cartas de São Paulo: Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, Primeira e Segunda Tessalonicenses, Primeira e Segunda Timóteo, Tito e Filêmon
5 – Evangelho de São Lucas
6 – Atos dos Apóstolos
7 – Carta aos Romanos
8 – Evangelho de São Mateus
9 – Primeira e Segunda Carta aos Coríntios
10 – Carta aos Hebreus
11 – Carta de São Tiago
12 – Primeira e Segunda Carta de São Pedro
13 – Segunda e Terceira Carta de São João
14 – Carta de São Judas
15 – Apocalipse
16 – Primeira Carta de São João (3ª vez)
17 – Evangelho de São João (2ª vez)
Estudar a Sagrada Escritura é ouvir o que Deus tem a nos dizer. É a Palavra Viva que nos ensina e nos mostra a salvação. Então, com fé e esperança, comece a leitura e seja perseverante. Tenho a certeza que você vai encontrar um verdadeiro tesouro que vai transformar sua vida.
Fonte: Aleteia
Ótimas orientações para boas práticas de se ler a Bíblia!