Origens
São Gonçalo nasceu em Lagos, no Algarve, em Portugal, por volta do ano de 1370. Ainda jovem, aos 20 anos, tomou o hábito de Santo Agostinho no convento da Graça, onde, mais tarde, tornou-se presbítero da Ordem dos Eremitas.
Vida
Dedicou-se a uma vida de jejuns e de penitências, enquanto aplicava-se às letras e aos estudos. Homem zeloso na vivência da Regra Religiosa, virtuoso e cheio de pureza, Gonçalo dedicou-se também à pregação chegando a ser superior de alguns mosteiros da sua Ordem. Distinguiu-se também pela sua dedicação em ensinar às crianças e aos incultos os preceitos cristãos.
Amor ao estudo
Ele logo se destacou pelo amor ao estudo, embora, por um espírito de humildade, apesar de ter habilidades indiscutíveis, não quis aceitar o ensino em teologia.
Tendo se tornado sacerdote, ele era muito apreciado tanto como pregador quanto pelo cuidado das almas.
São Gonçalo de Lagos: exemplo da verdadeira fé
Dedicado à verdadeira fé cristã
Adorava dedicar-se a ensinar as verdades da fé às pessoas mais humildes e ignorantes, especialmente às crianças. Eleito várias vezes prior, governou os maiores e mais importantes conventos da província portuguesa, como Lisboa e Santarém, mostrou em toda a parte um grande zelo pela observância regular.
Grandes Habilidades
Ele era dotado de calígrafo, miniaturista e compositor de canções sacras, mas não desdenhava realizar até os trabalhos mais humildes, como cozinheiro ou porteiro, se necessário. Seu espírito de piedade era grande, seu sentido ascético muito vivo.
Páscoa
Antes de falecer, desenvolveu a sua atividade incansável nos campos religioso, social e pedagógico, aliviando o sofrimento dos pobres, que lhe tinham um afeto filial. O último mosteiro foi o de Torres Vedras, onde morreu em 15 de outubro de 1422, depois de exortar os que viviam com ele no mosteiro à observância religiosa e para uma vida virtuosa.
Via de Santificação
Foi considerado o santo padroeiro de Torres Vedras, mas, em Portugal, lhe foi atribuído também o culto. Foi beatificado em 1798, por Pio VI.
Minha oração
“Querido São Gonçalo, amante das artes e da música, dai aos artistas o dom de expressar a Deus através de seus trabalhos. Inspirai novos compositores e músicos para a Igreja, para que Jesus encontre espaço nos corações mais endurecidos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
São Gonçalo de Lagos, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova