No ano passado, no dia da Anunciação, Francisco presidiu o ato de consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria. Foi um mês após o início da guerra na Ucrânia
Durante a audiência geral de 22 de março de 2023, o Papa Francisco convidou os católicos a renovar a cada 25 de março o ato de consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria. O ato pela paz foi realizado pelo Pontífice no ano passado, um mês após o início da guerra na Ucrânia.
Referindo-se à solenidade da Anunciação, o Papa recordou o ato de consagração “da Igreja e da humanidade, em particular da Rússia e da Ucrânia, ao Imaculado Coração de Maria”, que ele presidiu em 25 de março de 2022, “em união com todos os bispos do mundo”.
Disse o Papa:
“Não nos cansemos de confiar a causa da paz à Rainha da Paz… Cada crente e cada comunidade, especialmente os grupos de oração, a renovar o ato de consagração à Virgem Maria a cada 25 de março, para que ela, que é Mãe, possa nos guardar na unidade e na paz. E não esqueçamos, nestes dias, a atormentada Ucrânia que tanto sofre.”
O ato de consagração pela paz
Durante uma liturgia penitencial na Basílica de São Pedro, em 25 de março de 2022, o Papa Francisco consagrou o mundo e, em particular, a Rússia e a Ucrânia, ao Imaculado Coração de Maria diante uma de Nossa Senhora de Fátima. Esse gesto espiritual, que mobilizou católicos em todo o planeta, foi um dos mais fortes do pontífice após a invasão das tropas russas na Ucrânia.
Fonte: Aleteia