Na última sexta-feira, 24 de Março de 2023, ocorreu na Igreja da Antiga Sé do Rio de Janeiro, a Santa Missa em Ação de Graças pela Pontifícia Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, que foi presidida pelo Grão-Pior da Lugar-Tenência, Dom Orani Tempesta, cuja Lugar-Tenente é a Dama de Comenda com placa Isis Penido. Na ocasião da Celebração, o Notário da Causa de Beatificação do Servo de Deus Waldir Lopes de Castro, Dr. José Luís Araújo Lira, recebeu as insígnias de comendador da Pontíficia Ordem, na qual é Cavaleiro desde o ano de 2015.
História da Pontifícia Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém
A Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém existe há quase mil anos e foi criada pelo nosso fundador, Godofredo de Bulhão, na época da primeira Cruzada. Nossa missão permanece inalterada há mais 900 anos, e consiste em defender a Terra Santa, os locais Santos e os cristãos na Terra Santa.
Não carregamos mais espadas na bainha ou cavalgamos para defender os direitos da Igreja. Em vez disso, oferecemos apoio monetário para custear a preservação dos lugares Santos e da Terra Santa e também para oferecer benefícios educacionais para todas as pessoas, independentemente de serem cristãs ou não.
Alguns católicos rezam, alguns católicos evangelizam, alguns católicos cuidam dos pobres em prol da Igreja. Mas nós, os cavaleiros, somos convocados a realizar as três atividades.
Os cavaleiros e damas do Santo Sepulcro apoiam o Patriarca Latino de Jerusalém e aqueles que se dedicam a cuidar dos cristãos. Na Terra Santa, oferecemos apoio às escolas, habitação, educação e ao Hospital da Sagrada Família.
Em decorrência das políticas da região, está cada vez mais difícil assegurar a permanência da comunidade cristã na área, pois as pessoas estão partindo. Então, precisamos conseguir nos assegurar, como uma Ordem, de que concentramos todos os nossos esforços para manter a presença cristã.
Grande parte do mundo Secular não percebe o papel estabilizador que a presença dos Cristãos exerce na Terra Santa, apesar de representar somente 2% da população. A presença deles, fundamentalmente, assegura que as comunidades judaica e muçulmana não entrem em combate.
A única maneira de dar uma chance à paz na Terra Santa é mantendo a presença da Igreja lá para que faça o que ela faz melhor. Se presença Cristã na Terra Santa desaparecesse, os lugares sagrados virariam nada mais do que museus. Não poderíamos mais realizar cultos nos locais em que a história da salvação ocorreu. O que isso diria sobre nós caso não conseguíssemos apoiar a Igreja Católica na Terra Santa para que os Cristãos sintam-se a vontade em permanecer lá.
Caso não consigamos assegurar essas liberdades em nosso próprio berço, seguramente nossa fé será posta em perigo em todo o mundo. Atualmente com a diminuição da fé e a falta de esperança das pessoas, embora seja somente uma cidade feita de tijolo e cimento, é um local ao qual podemos recorrer, que fundamenta nossa fé e mantém nossa esperança na Santa Igreja.
Para obter mais informações sobre a Ordem Equestre do Santo Sepuclro….
Visite: www.holysepulchre.net/
Fonte: Site da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jesuralém