Deixe que os outros observem a sua postura e o seu comportamento perante o sagrado. Seu corpo irá dizer se tua boca fala a verdade ou não!
Quando se trata de fé, o nosso corpo fala mais do que a boca. A oração que sai da boca, pode ser vazia e mecânica, mas o corpo não engana! A fé se manifesta principalmente pelos gestos, pela linguagem corporal: seja uma reverência ao Sacrário, um beijo no altar, o sinal da cruz, a forma com que nos ajoelhamos, etc.
Eu posso dizer com a boca: “creio em Jesus na Eucaristia”, mas se eu trato a hóstia consagrada como um objeto, sem piedade e sem reverência, minha crença é um folclore. Quem não zela pelas coisas do altar e, principalmente, pelos fragmentos da hóstia consagrada, não crê na Presença Real! Quem não tem carinho para com as imagens da Virgem Maria, não tem amor para com ela! Quem carrega a Bíblia de qualquer jeito, não acredita que ali contém a Palavra de Deus! Quem trata o sacerdote como um homem qualquer, não acredita no mistério da ordenação! Quem rir de piadas que zombam da fé, não possui a fé!
Você pode repetir mil vezes que é católico, que acredita, que ama a Deus. Pois bem! Deixe que os outros observem a sua postura e o seu comportamento perante o sagrado. Seu corpo irá dizer se tua boca fala a verdade ou não!
Pe. Gabriel Vila Verde, via Facebook
Fonte: Aleteia