Esta dúvida com certeza está presente em muitos corações daqueles que participam da missa e que realmente observam tudo o que acontece no altar.
A primeira coisa que precisamos recordar é que a Missa é a grande celebração do Cristo Ressuscitado. Ele quis que o pão fosse o Seu corpo e o Vinho fosse o Seu Sangue. Assim, nós nos alimentamos da vida de Jesus. Ele é o pão que nos sustenta, o vinho que nos cura, nos fortalece e nos dá a graça de vivermos o profundo mistério da salvação. É o Pão Vivo descido do céu, para ser alimento de vida e esperança para todos nós aqui na Terra.
Este momento em que o padre faz a quebra de uma pequena parte da hóstia e a mergulha no vinho consagrado acontece no momento da oração do “Cordeiro de Deus”. É o momento da Fração do Pão.
No Altar, o padre pega a hóstia maior, chamada hóstia magna, e fraciona esta hóstia para viver aquilo que Cristo tanto nos ensinou. O pão é sagrado se é partilhado, e quando o pão é partilhado, ele é pão para todos.
O Cristo mesmo, disse: ‘Tomai todos e comei. Tomai todos e bebei’ (Cf. Mateus 26, 26-28). E ao fazer a fração do pão, uma pequena parte desta hóstia é tirada e é mergulhada no cálice, onde está o vinho consagrado.
Por que este gesto?
Para dizer que Cristo está todo no pão e está todo no vinho. Na maioria das comunidades hoje, por questão prática, a comunhão acontece apenas sob uma espécie, a espécie da hóstia consagrada. Algumas comunidades, porém, se organizaram e já fazem, tradicionalmente, a comunhão sob as duas espécies. Mas para que aquele que comunga apenas sob uma espécie possa entender, Cristo está todo no Pão. O Pão é o Cristo inteiro, o Sangue é o Cristo inteiro.
Então, quando o padre pega a pequena partícula e mergulha no vinho consagrado, ele faz essa bonita oração, que é a união do corpo e do sangue de Cristo:
“O dom do amor que eu vou receber seja o Caminho e Esperança de salvação e vida eterna”.
Assim, todos aqueles que comungam unicamente a hóstia estão comungando o Corpo e o Sangue do Cristo, bem como aqueles também que poderão comungar apenas do vinho, estarão comungando o corpo e o sangue do Cristo.
A fração do pão nos indica a partilha, e onde existe a partilha, o pão é dom para todos. Na união da hóstia ao vinho, é o Cristo que por inteiro se dá como alimento de vida e salvação para toda a humanidade.
Fonte: A12