A metodologia de Jesus

Toda caminhada da catequese busca como fonte a metodologia de Jesus. Seu jeito de falar, de tratar as pessoas, a clareza da missão, a opção pelos pequenos… Jesus se apresenta como o método: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6). Ele é o caminho que gera vida, que liberta. Seu coração é misericordioso. Ele diz: “Quero a misericórdia e não o sacrifício” (Mt 12,6-8). Jesus coloca a pessoa no centro. A parábola da ovelha desgarrada mostra o valor, que Jesus dá à pessoa. “Eu garanto a vocês: quando ele a encontrar, fica muito mais feliz com ela, do que com as 99 que não se perderam” (Mt 18,13-14). Jesus tem uma prática libertadora. Ele diz ao jovem que lhe pergunta: O que devo fazer para alcançar a vida eterna? Jesus responde: “Se você quer entrar para a vida, guarde os mandamentos” (Mt 19,17).

Jesus utiliza constantemente o método da pergunta. Nos evangelhos sinóticos aparecem 98 perguntas. No evangelho de João encontramos 171 perguntas. A pergunta educa mais que a resposta. A pergunta é provocadora e estimula à reflexão, é fonte de conhecimentos como também questiona, interpela e analisa. Jesus provoca sempre uma prática. Tudo o que Jesus ensinou, fez e viveu, suscitou uma prática. As suas atitudes tinham um princípio: da misericórdia e da solidariedade. A ação educativa de jesus tinha uma coerência entre palavra-vida e palavra-testemunho. Paulo Freire dizia que Jesus tinha a pedagogia da palavração.

O processo metodológico de Jesus apresenta um crescimento contínuo. Ele mostra através do amor sem medida na base da gratuidade, da doação, do serviço. Por isso, Jesus usa a pedagogia do amor. No encontro com o jovem rico diz o evangelho de Marcos: “Jesus olhou para ele com amor” (Mc 10,21). O mandamento que ele nos deixou marca esta prática: “Amem-se uns aos outros como eu amei vocês” (Jo 15,12).

Alguns exemplos de como Jesus se relacionava com as pessoas:

– Jo 3,1-4 – A conversa com Nicodemos

– Jo 4,1-14 – O encontro com a Samaritana

– Jo 9,1-41 – O relacionamento com o Cego de Nascença

– Lc 24,13-35 – O encontro com os Discípulos de Emaús

– Mc 10,46-52 – O cego Bartimeu abre os olhos e o coração para acolher Jesus

– Lc 19,1-10 – Jesus chama Zaqueu pelo nome

– At 8,26-40 – Um seguidor de Jesus anuncia Jesus

– At 17ss – A coragem de Paulo em anunciar Jesus

Quais as atitudes de Jesus que nos inspiram na nossa prática metodológica?

Ir. Marlene Bertoldi

Coordenadora da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Sul 4 (Santa Catarina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *