Semana Missionária antecede o 5º Congresso Missionário Nacional em Manaus

5° Congresso Missionário Nacional. Créditos: CNBB

A Igreja do Brasil se prepara para viver o 5º Congresso Missionário Nacional (5CMN), reunindo missionários e missionárias de todo o Brasil na Arquidiocese de Manaus (AM), entre os dias 10 a 15 de novembro. O tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema o “Corações ardentes, pés a caminho” serão inspiradores para esse importante encontro.

Coordenado pelas Pontifícias Obras Missionárias, juntamente com o Conselho Missionário Nacional, e com o apoio da Arquidiocese de Manaus, o 5CMN quer colaborar com o amadurecimento da consciência missionária dos batizados, aprofundando a responsabilidade da Igreja com a missão além-fronteiras.

A escolha da região Amazônica para receber o Congresso tem a intenção de descobrir novos caminhos de atuação missionária a partir da experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia. Para isso, a Arquidiocese de Manaus já se prepara para acolher os missionários e missionárias que serão recebidos nas comunidades paroquiais.

Semana Missionária: rosto da Igreja da Amazônia
Durante os dias que antecedem o 5º Congresso Missionário Nacional, de 4 a 9 de novembro, a Arquidiocese de Manaus está organizando a Semana Missionária, com participantes de todo o Brasil. Os missionários e missionárias serão acolhidos na periferia urbana da cidade de Manaus e nas comunidades em contexto rural e ribeirinho, com o desafio da estiagem que é comum neste período. Além desses espaços geográficos, também deverão se encontrar com as periferias existenciais: migrantes, indígenas e povo em situação de rua.

Segundo Pe. Matheus Marques, responsável pela articulação da Semana Missionária, a Arquidiocese de Manaus já experimenta uma feliz expectativa da chegada dos irmãos e irmãs que escolheram fazer essa experiência missionária na região. “Queremos compartilhar o caminho que fazemos na Igreja de Manaus, como rosto da Igreja da Amazônia, sobretudo testemunhando a fé e a esperança, para que juntos vejam o amor, a profecia e o anúncio do Reino de Deus de tantos seguidores e seguidoras de Jesus”, destacou Pe. Matheus.

A proposta é acolher os participantes e realizar um encontro de um dia para preparação e orientações específicas para o envio às comunidades. Neste dia, todos serão hospedados em um único espaço. Haverá a acolhida e o credenciamento do Congresso, dando aos congressistas todas as informações sobre a atividade missionária que será realizada.

Após esse primeiro momento, todos serão encaminhados às comunidades por vias terrestre e fluviais. As atividades da Semana Missionária serão orientadas de acordo com a realidade específica de cada espaço, considerando que a região é muito plural e as realidades diversas. Nas comunidades a hospedagem deve acontecer, prioritariamente, nas famílias.

Ao final da Semana Missionária, os congressistas retornam para Manaus e seguem sua participação nos dias do 5º Congresso Missionário Nacional.

Mais informações sobre o 5CMN no site www.pom.org.br/5cmn

Com informações das POM