Comissão da Causa de Beatificação do Servo de Deus Waldir Lopes de Castro participa do Cast da Líder

Alex Teófilo, Paulo Filho e Sr. Chico Monte durante o Cast da Líder. Créditos: Líder Web Rádio

Na noite de ontem, 23 de Agosto de 2023, o Cast da Líder realizou um especial sobre a vida do Servo de Deus Waldir Lopes de Castro. O PodCast recebeu a Comissão da Causa de Beatificação, que teve as presenças do Sr. Chico Monte, Alex Teófilo e Paulo Filho, que levaram aos espectadores vários fatos sobre a vida de santidade do Servo de Deus Waldir.

Durante o PodCast vários temas foram abordados, sempre trazendo informações que comprovavam a fama de santidade do Servo de Deus. Iniciou-se o bate-papo com relatos sobre a infância de Mons. Waldir, que viveu uma vida sempre muito simples e voltada para os princípios cristãos. Logo muito jovem, já demonstrava em seu ser aquilo que se tornaria em futuro próximo: Um homem fiel e temente à Deus. Em um dos relatos, o Sr. Chico Monte conta sobre o primeiro presente que o menino Waldir recebera, que foi lhe presenteado pelo seu Tio Zé Carlos, que lhe entregara um terço, objeto religioso que foi desejado por ele mesmo.

Outro fato marcante sobre a juventude do Servo de Deus, foi quando sua família por ocasião do falecimento de seu Pai, o Sr. Vitor Cavalcante, resolveram repartir a herança que detinham, onde o jovem Waldir recebera 10 vacas. Pouco tempo mais tarde, sua Mãe Eluza Lopes resolveu visitar o local onde as vacas do jovem Waldir estavam e deparou-se com o local vazio. Dona Eluza então indagou a Waldir, onde encontravam-se as vacas que tinha recebido como herança. Serenamente, Waldir relatou que havia doado aos pobres. Além deste gesto, era de seu costume doar roupas que ganhava para doá-las aos mais necessitados.

Passado os anos, aquele jovem cresceu e ordenou-se Sacerdote, que era seu sonho desde criança e que marcaria de forma muito forte a sua vida. Sua ordenação ocorreu no dia 08 de dezembro de 1956, pelas mãos de Dom José Tupinambá da Frota. Passaram-se os anos e em 1964, o então bispo de Sobral, Dom João José da Mota e Albuquerque, transferiu o “Padre Waldir” para a Paróquia de São Manuel do Marco. Sua chegada até a cidade de Marco foi conduzida pelo Pai do Sr. Chico Monte, o Sr. Gerardo Ferreira Gomes. Chegando à sua nova Paróquia, Padre Waldir muito bem acolhido por toda a comunidade paroquial. Outro fato que foi frisado durante a entrevista, é que o jovem Sacerdote possuía uma enfermidade que o obrigava à realizar os sermões durante a Santa Missa, sentado numa cadeira. Pouco tempo mais tarde, ele alcançara a cura desta enfermidade.

Alex Teófilo fala sobre a vida do Servo de Deus Waldir Lopes de Castro.
Créditos: Líder Web Rádio

Outros fatos também foram abordados, chamando a atenção sua dedicação e amor aos pobres, marca que o caracterizou bastante, sendo chamado pela população como “Pai dos Pobres”. Citando uma de suas atitudes, era de seu costume realizar coletas diariamente na Santa Missa, e após a celebração, repassar estas ofertas para os mais pobres. Paulo Filho frisou que existia uma pequena caixa de sabonetes dentro do cofre da Casa Paroquial, onde todo o dinheiro que estava dentro era destinado na ajuda aos mais necessitados.

Durante esta entrevista, houve o relato de dois testemunhos, onde um deles foi contado pela Sra. Cleane Rios, Consagrada na Comunidade Filhos de Sião. Em seu relato, ela conta que foi diagnosticada com um câncer de mama e que precisaria realizar um procedimento médico de retirada deste cisto maligno. Por tratar-se de um câncer, seria necessária a realização de algumas sessões de quimioterapia. Em uma noite, quando aproxima-se o procedimento cirúrgico, Cleane levantou-se da cama em prantos e pediu à intercessão do Servo de Deus Waldir para que a livrasse daquela situação em que estava vivendo. Após este pedido com fé, retornou para a cama e adormeceu. Dias após, foi realizada a cirurgia. O material coletado durante o procedimento cirúrgico foi levado para a análise médica. Para a surpresa de Cleane, apontou-se que a mesma havia sido curada do câncer.

Após este relato, o apresentador Carlos Mattos convidou o Sr. Chico Monte à contar o milagre que alcançou pela intercessão do Servo de Deus. Sr. Chico resumidamente relatou que foi diagnosticado com um câncer na próstata e já em estágio avançado. Ao saber desta notícia desanimadora, Sr. Chico retornou para sua casa e iniciou à rezar as novenas do Servo de Deus Waldir. Durante este período de orações, realizou diversas baterias de exames, onde um deles apontou um problema no coração, que o impedia de realizar o procedimento de retirada da próstata. Ao receber mais este baque, Sr. Chico intensificou suas orações e pedindo fortemente a intercessão de Monsenhor Waldir. Passado alguns dias, ele recebeu um “sinal” durante uma Santa Missa, onde no momento pós comunhão, Monsenhor Waldir aparece como que em sonho e diz as seguintes palavras: “Toda ação de graças da Eucaristia, deve ser por intermédio da Santíssima Trindade”. E conclui: “Toda cura, todo milagre, pode iniciar-se em qualquer lugar, mas se conclui dentro do Sacrifício da Santa Missa”. Sr. Chico ainda salienta que recebeu mais um “sinal” e agora vindo de Nossa Senhora, onde o mesmo afirma ser a confirmação da cura de seu câncer. As palavras foram as seguintes: ‘Vai, apresenta-te ao Sacerdote, e mostra o que meu filho fez por ti”. Esta afirmação teria sido dita duas vezes.

Relato do Sr. Chico Monte durante entrevista no Cast da Líder.
Créditos: Líder Web Rádio

Passado todo o período de preparação para a cirurgia, chegou-se o dia 23 de Novembro de 2021, data esta que estava marcada a cirurgia. Chegando lá, pôs-se na mesa cirúrgica e indagou ao médico: “Dr. Pompeu, eu estou curado do câncer, mas pode realizar a cirurgia”. Realizado o procedimento cirúrgico e feito todos os exames dos materiais coletados, conclui-se que o Sr. Chico havia sido realmente curado do câncer.

Após todos estes relatos, o PodCast encaminhou-se para os momentos finais, onde os entrevistadores Carlos Matos e Berão Santos, pediram uma explicação sobre como se procede uma Causa de Beatificação, onde foi respondida prontamente pelos entrevistados. Resumidamente, uma Causa de Beatificação tem 4 estágios:

Servo de Deus

– O bispo diocesano e o postulador da Causa pedem para iniciar o Processo de Canonização e apresentam à Santa Sé um relatório sobre a vida e as virtudes da pessoa.

– A Santa Sé, por meio da Congregação para as Causas dos Santos, examina o relatório e emite um decreto declarando que não há nada a impedir a Causa (decreto Nihil obstat). Este decreto é a resposta oficial da Santa Sé às autoridades diocesanas que pediram para iniciar o processo canônico.

– Uma vez obtido o decreto Nihil obstat, o bispo diocesano promulga o decreto de introdução da Causa do agora chamado Servo de Deus.

Venerável

– Processo sobre a vida e as virtudes do Servo de Deus.
Um tribunal, nomeado pelo bispo, recebe os testemunhos das pessoas que conheceram o Servo de Deus.

– Processo dos escritos

– O relator da Causa, nomeado pela Congregação para as Causas dos Santos, prepara o documento chamado Positio.

– Discussão da Positio.

– Decreto do Santo Padre. Se a Congregação para as Causas dos Santos aprova a Positio, o Santo Padre emite o decreto de heroicidade das virtudes. Então, aquele que era servo de Deus passa a ser considerado Venerável.

Beatificação

– A primeira etapa é mostrar o Venerável para a comunidade como um modelo de vida e intercessor diante de Deus. Deve-se provar perante a Congregação para as Causas dos Santos:
– a fama de santidade do venerável
– a realização de um milagre

– Na segunda etapa, a Congregação para as Causas dos Santos examina o milagre apresentado.

– Na terceira etapa, e com os antecedentes anteriores, o Santo Padre aprova o decreto de beatificação.

– Na quarta etapa, o Santo Padre determina a data da cerimônia litúrgica.

– A quinta etapa é a cerimônia de beatificação.

Canonização

– A primeira etapa consiste na aprovação de um segundo milagre.

– Na segunda etapa, a Congregação para as Causas dos Santos examina este segundo milagre apresentado. É necessário que este segundo evento milagroso tenha acontecido em uma data posterior à beatificação.

– Na terceira etapa, o Santo Padre aprova o decreto de canonização.

– Na quarta etapa, se celebra o Consistório Ordinário Público, convocado pelo Santo Padre, onde ele informa todos os cardeais da Igreja e depois determina a data da canonização.

– A última etapa é a cerimônia de canonização

Foto Oficial da Causa de Beatificação do Servo de Deus Waldir.
Foto Oficial da Causa de Beatificação do Servo de Deus Waldir.

Link da entrevista:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *