“Se você não reza pela manhã, você não reza mais tarde”, afirmou o Papa
OPapa Francisco reuniu-se com um ex-membro de sua equipe, o padre argentino Guillermo Marcó, que esteve à frente do escritório de imprensa da Arquidiocese de Buenos Aires durante 10 anos, na época em que Bergoglio era o Arcebispo local.
O Padre Marcó transmitiu uma parte da conversa, cerca de 22 minutos, em seu podcast.
Ele perguntou ao Papa sobre sua vida de oração, se seu estilo de oração havia mudado desde quando ele era padre. Francisco, então, respondeu:
“Desde a época em que eu era padre, sim. Mas é mais ou menos a mesma coisa de quando eu era bispo.
A oração de um bispo é para por seu rebanho, em termos evangélicos, e o Papa é um bispo, por isso ela segue o mesmo estilo. É semelhante: pedir, interceder, agradecer por todo o bem que é feito.”
“O senhor ainda acorda cedo para rezar?” – perguntou o Padre Marcó. E o Papa respondeu:
“Sim, porque se você não reza pela manhã, não reza mais tarde, porque você fica preso no moedor de carne”.
Certamente, nem todos podem seguir o conselho do Papa a este respeito, dependendo das situações da vida, mas ele ecoa os conselhos de muitos santos, com uma pitada de seu próprio humor.
As orações do Papa
Em geral, o Papa encoraja repetidamente orações curtas e simples. Em uma audiência geral de 2021, ele sugeriu que a oração é como a música, e a “melodia” da vida está escrita nela. Disse o Pontífice:
“Pequenas orações: ‘Senhor, tem piedade de nós’, ‘Senhor, ajuda-me’. Portanto, a oração é uma espécie de pauta musical, onde inserimos a melodia de nossas vidas. Não está em contraste com o trabalho diário, não contradiz com as muitas pequenas obrigações e compromissos; é o lugar onde cada ação encontra seu significado, sua razão e sua paz.”
Fonte: Aleteia