A Importância do Sacerdote

Imagem: Padre Nonato Timbó. Créditos: José Edson (Pascom)

Qual a importância de um Sacerdote? ele não é um homem igual á nós!? o porque daquele Padre, Frei, Religioso? ….
São tantas as perguntas que surgem dentro de nós, e muitas vezes não damos a importância ao Sacerdote, às vezes não lemos, não pesquisamos para ver o que a Santa Igreja de Deus diz à respeito do Sacerdote, enfim… várias situações ocorrem no decorrer, só nossa perseverança com Cristo Jesus nosso Senhor. Mas há uma grande necessidade do Sacerdote sobre a face da terra, em nossas Paróquias e também em nosso acompanhamento Espiritual.
A palavra Sacerdócio vem do latim que é sacer, que significa “sagrado” e dos, dotis “dom”.
”Sacerdote foi intituído em favor dos homens e da comunidade da Igreja” (cf. CIC 1551) ele é aquele que foi ”separado” no nosso meio ao serviço do Senhor, ele é um UNGIDO, ESCOLHIDO para servir a Deus em favor da Igreja de Deus.

A eles que habitam nessa terra e fazem nela sua morada, foi dado o encargo de administrar as coisas celestiais e receberam um poder que Deus não concedeu nem mesmo aos ANJOS E ARCANJOS, pois não foram a esses que foi dito: “Tudo o que ligardes sobre a terra, será ligado no Céu e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no Céu” (Mt18,18). Afinal o que mais lhes foi dado, senão todo o poder celestial? Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo. 20,23).

Que poder maior do que esse alguém poderia receber? O Pai entregou ao Filho todo o poder, porém vejo que todo esse poder o Filho colocou nas mãos dos sacerdotes. É como se já tivessem sido trasladados aos Céus e erguendo-se sobre a natureza humana, livres de nossas paixões, tivessem sido elevados a tão grande poder. Imagine se um rei proporcionasse tal honra a um de seus súditos, o qual por sua vontade encarcerasse, ou pelo contrário, livrasse das prisões a quem bem entendesse, será que esse não seria visto como um fortunado e respeitado por todos? E aquele que recebeu de Deus um poder infinitamente maior, mais precioso ao Céu do que à terra, mais precioso à alma do que ao corpo, será que para alguns tal honra possa parecer algo tão insignificante que não mereça consideração ou que se possa depreciar o benefício? Longe de nós tal loucura! …

De fato, seria sem dúvida uma grande loucura depreciar uma dignidade tão grande, sem a qual não podemos obter nem a salvação, nem os bens que nos foram propostos, porque ninguém pode entrar no Reino dos Céus se não for regenerado pela ”água e pelo espírito” (Jo. 3,5). E ”aquele que não come a carne do Senhor e não bebe seu sangue, está excluído da vida eterna”(Jo 6-53). Nenhuma dessas coisas se faz pelas mãos de qualquer outro,senão por aquelas santas mãos do Sacerdote. Como poderá pois alguém, sem o auxílio desses, escapar do fogo do Inferno ou chegar à conquista das coroas que lhes estão reservadas?

Esses pois são a quem foram confiados os partos espirituais e encomendados os filhos que nascem pelo Batismo. Através desses, nos revestimos de Cristo e nos unimos ao Filho de Deus tornando-nos membros daquela bem-aventurada Cabeça, de forma que para nós, com justiça eles devem ser respeitados não apenas mais do que os poderosos e reis, mas até mesmo mais do que nossos próprios pais, porque esses nos geraram pelo sangue e pela vontade da carne, enquanto os sacerdotes são os autores do nosso nascimento para Deus, para aquela ditosa geração da verdadeira liberdade e da adoção de filhos segundo a graça.”

A importância do sacerdote na Igreja é considerável. É uma função eclesial relacionada à paternidade, por isso a palavra Padre = pai, para designar o Sacerdote. É homem da Palavra e da Oração, da Eucaristia: HOMEM DE DEUS. Na Igreja o Sacerdote, colaborador do Bispo, exerce a função do pastor, aquele que cuida, nutre e serve, a exemplo de Jesus Cristo que “amou a Igreja e se entregou por ela” (Ef 5, 25).

E podemos dizer ainda várias outras coisas a respeito do Sacerdote mais bem sabemos que sem ele o que seria de nós? Ele tem um papel fundamental em nossas vidas, devemos AMAR E RESPEITAR mais a eles, porque muitas vezes nós com nossas línguas inflamadas pelo fogo do inferno dizemos muitas coisas contra o Sacerdote, no CIC (Catecismo da igreja Católica) no paragráfo 1550 nos ensina que ”ESTA PRESENÇA DE CRISTRO NO MINISTRO NÃO DEVE SER COMPREENDIDACOMO SE ESTE ESTIVESSE IMUNE DE TODAS AS FRAQUEZAS HUMANAS, AO ESPIRÍTO DE DOMINAÇÃO, AOS ERROS E ATÉ AOS PECADOS. A FORÇA DO ESPIRITO SANTO NÃO GARANTE DO MESMO MODO TODOS OS ATOS DO MINISTRO. ENQUANTO NOS SACRAMENTOS ESTA GARANTIA É ASSEGURADA, DE TAL FORMA QUE MESMO NO PECADO DO MINISTRO NÃO PODE IMPEDIR O FRUTO DA GRAÇA …

Muitas vezes guiados por um espirito de julgamento acabamos comentendo este grave erro contra nossos Sacerdotes, e fazemos o que Satanás mais quer que façamos que é Blasfemar contra o MInistro do Altar.”Quando pomos o freio na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, governamos também todo o seu corpo. Vede também os navios: por grandes que sejam e embora agitados por ventos impetuosos, são governados com um pequeno leme à vontade do piloto. Assim também a língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de grandes coisas. Considerai como uma pequena chama pode incendiar uma grande floresta! Também a língua é um fogo, um mundo de iniqüidade. A língua está entre os nossos membros e contamina todo o corpo; e sendo inflamada pelo inferno, incendeia o curso da nossa vida.” (SÃO TIAGO 3 – 3,6)

E quanto mais na Vida dos nossos Padre e Sacerdotes, devemos vigiar para que não sejamos hipócritas e usados pelo maligno e deixar que ele tome conta de nossas línguas para blasfemarmos contra um Sacerdote! Ele é o Persona Christi (Pessoa de Cristo) sobre a face da terra, ‘‘Cristo é a origem de todo o Sacerdócio: pois o sacerdote da [antiga] Lei era figura dele, ao passo que o Sacerdote da nova lei age em sua pessoa (São Tomás de Aquino, S.Th. III,22,4.)
Devemos muito respeito á eles, muitas vezes oramos em línguas e depois colocamos á mesma língua para blasfemar contra um Padre! Seja ele qual for devememos respeito e submissão porque bem sabemos que todo o Sacerdote é um Pastor, mais nem todo o pastor é um Sacerdote! Podemos pegar 3.000.000.000 de pastores de denominações e seitas por aí e colocar no Altar, nos iremos comer PÃO E VINHO. Mas se colocarmos um Sacerdote seja ela o mais pecador que há nós vamos SIM COMER O CORPO E SANGUE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Isso é um apelo! respeito aos Sacerdotes, vamos orar por todos eles e por todos aqueles que caem em sua fraqueza, vamos renunciar essa treva que está solta por aí que somente julga os Sacerdotes e não oram por eles! A todos com muito Amor e Carinho nós pedimos encarecidamente que Oremos por eles, a Igreja de Deus caminha ao Calvário assim como nosso Senhor Jesus caminhou, e todo o Clero são os primeiros a serem cruxificados e nós também um dia seremos por causa da Plavra de Deus.
Aqueles que agem como Profetas e estão por aí á anunciar a Palavra de Deus serão maltratados por causa da Palavra de Cristo Jesus, devemos vigiar, orar e cooperar com todo o Clero para que sejam eles respeitado com muito carinho e orações!

Peçamos ao Espirito Santo de Deus pela poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria vossa Amadissíma Esposa a Graça de Orarmos por todo o Clero, e assim cooperarmos com todos eles para a obra de Evangelização! Nós somos a
IGREJA VIVA DE JESUS!

Fonte: Servos do Imaculado Coração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *