A “oração para todas as necessidades” foi escrita há muito tempo. Confira:
AEscritura está repleta de orações. Mas, a oração cristã mais antiga fora da Bíblia pode ser encontrada nas obras de São Clemente de Roma, o quarto Papa da Igreja Católica Romana. Ele ocupou o lugar do sucessor de São Pedro entre os anos de 88 e 99 e diz-se que ele foi consagrado bispo pelo próprio São Pedro.
São Clemente escreveu uma oração que o historiador A. Hamman, O.F.M., chama de “oração para todas as necessidades”. É uma linda oração, rica em simbolismos e firmemente arraigada na mensagem do Evangelho.
A seguir, apresentamos um fragmento, pois a oração é muito longa. O texto completo faz parte do final da Epístola aos Coríntios de São Clemente, que também aparece no Catecismo da Igreja Católica como “a mais antiga oração da Igreja pela autoridade política” (CIC 1900).
“Tu, que rebaixas o orgulho dos soberbos, que desfazes as estratégias das nações, que exaltas os humildes e humilhas os que se exaltam, que distribuis a riqueza e a pobreza, que fazes morrer e levas à vida, que és o único benfeitor dos espíritos e Deus de toda carne, que vigias os abismos e controlas as obras dos homens, que és socorro nos perigos e Salvador no desespero, Criador e Bispo de todo espírito, tu que multiplicas as raças sobre a terra e, dentre todas, escolhes os que te amam, por Jesus Cristo, teu Filho amado, pelo qual nos ensinaste, santificaste e glorificaste.
Mestre, nós te pedimos: torna-te nosso socorro e nosso protetor; salva os oprimidos entre nós; levanta os caídos; mostra-te aos que oram; cura os fracos; leva ao bom caminho aqueles do teu povo que erram; sacia os que têm fome; liberta nossos presos; consola os fracos; conheçam-Te todos os povos, porque Tu és o Deus único, e Jesus Cristo é Teu Filho, e nós o Teu povo e ovelhas do Teu rebanho”.
Fonte: Aleteia