A Paróquia de São Manuel, é uma Instituição situada na cidade de Marco, no estado do Ceará, pertencente à Diocese de Sobral. Fundada em 29 de Dezembro de 1941, teve como seu 1° Pároco, o Reverendíssimo Mons. Francisco Apoliano Ferreira (In Memoriam). Seus sucessores foram: Cônego Egberto Rodrigues de Andrade (In Memoriam), Padre Francisco Tupinambá de Melo (In Memoriam), Mons. Waldir Lopes de Castro (In Memoriam), Mons. Manuel Rômulo Rocha e Mons. Raimundo Nonato Timbó de Paiva, este último sendo o atual Pároco.
A Paróquia de São Manuel teve o início de sua evangelização ainda no final do século 19, com a construção da Capela do Padroeiro. Chamada de São Manuel do Marco, o pequeno distrito que pertencia à Santana do Acaraú, já tinha em sua essência a devoção ao Santo Padroeiro São Manuel. Ao passar dos anos, o pequeno povoado foi ganhando forma e aumentando sua população e desenvolvimento. A antes Capela de São Manuel, tornou-se Igreja Matriz na data de 29 de Dezembro de 1941, quando foi instaurada a Paróquia de São Manuel. Em 06 de Janeiro de 1942, tomou posse seu 1° Pároco: Mons. Francisco Apoliano.
Mons. Francisco Apoliano desempenhou sua Missão Sacerdotal na Paróquia durante 13 anos. Durante seu Paroquiato foram realizadas diversas atividades Pastorais e animando a Paróquia à devoção ao Santíssimo Sacramento. Através de seu zelo e amor à Eucaristia, realizou a 1° Festa de Corpus Christi, tornando-se tradição até hoje sua realização e contando com a participação de toda comunidade Paroquial durante os 10 dias de festa.
Após seu trabalho Pastoral ter sido concluído na Paróquia na data de 17 de Agosto de 1955, sucederam-lhe o Reverendíssimo Cônego Egberto Rodrigues de Andrade, de 23 de Janeiro de 1956 à 05 de Fevereiro de 1962, onde desempenhou seu serviço Pastoral durante 6 anos e o Padre Francisco Tupinambá de Melo, de 11 de Fevereiro de 1962 à 17 de Agosto de 1962. Foi então que em 08 de Março de 1964, assumiu a Paróquia de São Manuel, o seu maior benfeitor: Mons. Waldir Lopes de Castro. Através de seu trabalho e missão Sacerdotal, despertou na Paróquia o ardor Missionário e devoção à Santíssima Virgem Maria. Seu trabalho foi diversificado, realizando diversas obras na Paróquia, como a Fundação do Centro Educacional São Manuel (hoje Colégio Cenecista São Manuel), sendo ele o diretor.
Mons. Waldir Lopes de Castro também implementou na Paróquia a prática do dízimo, sendo pioneiro na Diocese de Sobral e conseguindo fazer com que a Paróquia seja sustentada 100% através das devoluções dos fiéis. Foi também obra de Mons. Waldir, a construção do Santuário Sagrado Coração de Jesus, hoje reconhecido como uns dos mais belos templos do estado do Ceará.
No dia 22 de Dezembro de 2001 foi vítima de um grave acidente, enquanto realizava uma caminhada, que era de costume realizar todas as manhãs. Mons. Waldir faleceu na Santa Casa de Misericórdia, na cidade de Sobral. Desde sua morte, vários fiéis pediram a Abertura da Causa de Beatificação, devido sua vida de entrega total à Deus, através de seu testemunho e amor aos pobres. Seu processo de Beatificação foi aceito pelo Vaticano e hoje recebe o título de Servo de Deus Waldir Lopes de Castro.
Após sua morte, sucedeu-lhe o Reverendíssimo Mons. Manuel Rômulo Rocha, filho da Paróquia de São Manuel, tomando posse no dia 03 de Fevereiro de 2002. Durante seus 15 anos de Paroquiato, realizou diversos trabalhos Pastorais e realizou diversas obras, como a reforma da Igreja Matriz de São Manuel, reforma do Centro Pastoral Mater Dei, reforma do Salão Paroquial e reforma do Santuário Sagrado Coração de Jesus. Também fundou na Paróquia a Irmandade do Santíssimo Sacramento, instituição essa que zela e tem total devoção à Santíssima Eucaristia. No dia 20 de Fevereiro de 2017, foi transferido para a Paróquia do Imaculado Coração de Maria, na cidade de Morrinhos.
No dia 23 de Fevereiro de 2017, assumiu a Paróquia de São Manuel, o Reverendíssimo Mons. Raimundo Nonato Timbó de Paiva. Desde o início de seu Paroquiato, vem desenvolvendo um trabalho de evangelização muito grande na Paróquia, incentivando missões aos fiéis, levando assim a Palavra de Deus à toda cidade. Também vem idealizando o trabalho da Pastoral da Comunicação (Pascom), que vem desempenhando um papel importante através das Redes Sociais. Também sobre seu Pastoreio, foi aberta a Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Waldir Lopes de Castro.
Sacerdotes e Diáconos filhos da Paróquia de São Manuel
A Paróquia de São Manuel tem em sua história, sete Sacerdotes e um aspirante ao Diaconato Permanente nascidos nesta terra. São eles:
Monsenhor Pascoal Rios Osterne (In Memoriam)
Nasc: 31 de Julho de 1937 | Ord: 15 de Agosto de 1964
Pai: Manoel Osterne Filho | Mãe: Inês Rios Osterne
Monsenhor Manuel Rômulo Rocha
Nasc: 26 de Fevereiro de 1959 | Ord: 15 de Dezembro de 1984
Pai: José Ribamar Rocha | Mãe: Eugênia Castro Rocha
Padre Clayton de Lima Teles
Nasc: 30 de Abril de 1959 | Ord: 26 de Dezembro de 1987
Pai: | Mãe:
Padre Zenóbio Gomes Silveira
Nasc: 20 de Fevereiro de 1964 | Ord: 13 de Dezembro de 1992
Pai: Manuel Zivaldo Silveira | Mãe: Maria Ladi Gomes Silveira
Padre Célio Roberto Rios
Nasc: 25 de Março de 1986 | Ord: 04 de Fevereiro de 2018
Pai: Francisco Marinones Rios | Mãe: Maria Arimar Carvalho Rios
Padre Joaquim Fernando Pontes III
Nasc: 04 de Dezembro de 1990 | Ord: 22 de Dezembro de 2021
Pai: Joaquim Fernando Neto | Mãe: Dulce Mayre Leorne Pontes
Padre Francisco Eduardo Neto Filho
Nasc: 23 de Julho de 1993 | Ord: 21 de Abril de 2022
Pai: Francisco Eduardo Neto | Mãe: Maria Regina de Sousa
Diácono Alexsandro Teófilo Silva
Nasc: 11 de Agosto de 1982 | Ord: 27 de Dezembro de 2023
Pai: Antônio Tiago Silva | Mãe: Maria Natividade Teófilo Silva
Biografia
01 – Monsenhor Pascoal Osterne Rios
Nascido aos 31 de julho de 1937, na cidade do Marco (CE), filho de Manoel Osterne Filho e Inês Rios Osterne. É o 3º de 11 irmãos. Ingressou no Seminário Provincial de Fortaleza em 1948, onde cursou o 1º e 2º graus. De 1958 a 1960, cursou o 3º grau na Faculdade de Filosofia do Ceará. Foi ordenado Sacerdote no dia 15 de agosto de 1964, por D. José de Medeiros Delgado, na Igreja do Seminário da Prainha – Fortaleza.
Seu primeiro trabalho como sacerdote foi em Baturité, Capistrano e Itapiúna como vigário-cooperador do Pe. Eduardo Fialho (1964-1965).
Em 1966 assumiu a Paróquia de Irauçuba como pároco e concomitantemente como vigário-cooperador do Pe. Lima em Itapajé.
Em 1970 foi nomeado Pároco de Assunção.
Em 1976 assumiu a patente de Capelão da Escola de Aprendizes Marinheiros em Fortaleza, e, paralelamente, a Paróquia de Henrique Jorge.
Em 1981, dada a crise de escassez de padres pela qual passava a Diocese, Pe. Pascoal voltou a Itapipoca, assumindo, desta vez, a Paróquia N. S. das Mercês – Catedral (Pároco) e Vigário Paroquial da Paróquia de Assunção.
Em julho de 1982, com o falecimento do Pe. Lima, Pe. Pascoal voltou a Itapajé, desta vez como Pároco, onde permaneceu maior parte de sua vida sacerdotal, período este que durou até 4 de janeiro de 1999 (16 anos e 5 meses).
Em 1998, quando ainda pároco de Itapajé, Pe. Pascoal foi nomeado Vigário-Geral da Diocese de Itapipoca, permanecendo até o final do episcopado de D. Benedito.
Em 2006 assumiu a função de Vigário Judicial e Membro do Conselho Econômico.
Foi membro do Colégio dos Consultores da Diocese de 1983 a 2003.
Integrou o Conselho Presbiteral no período de 2001 a 2012.
Construiu e foi Reitor do Seminário João Paulo II, em Itapipoca.
No dia 9 de janeiro de 1999, assumiu a Paróquia de São João Batista em Uruburetama, onde permaneceu até a data de hoje, até então como vigário paroquial.
Pe. Pascoal se destacou como um exímio educador, voltado para o social e a formação da pessoa humana. Quando pároco de Irauçuba, preocupado com a situação dos jovens, tomou algumas iniciativas com o intuito de incentivá-los a se qualificarem para uma profissão, como cursos breves e profissionalizantes, cujo lema era: “Uma profissão para cada jovem”.
Por onde passou, procurou proporcionar meios de incentivo à educação, esporte e trabalho, sempre com o objetivo de oferecer ao povo de Deus um lugar próprio para se reunir, empenhou-se em construir Igrejas. Por onde passa, sempre procura motivar bastante as pastorais, movimentos e serviços. Registra-se ainda como destaque relevante em sua vida sacerdotal a descoberta e incentivo às vocações para o sacerdócio. Teve a alegria de encaminhar ao seminário vários jovens, dos quais 12 são padres hoje.
Esse é, portanto, um fato importante em sua trajetória, pois, quando alguém lhe pergunta se é feliz como padre, ele responde: “Já encaminhei ao seminário vários jovens. Prova de que, se não fosse feliz, não incentivaria as vocações!”.
Como educador nato, fundou em Irauçuba o colégio Paulo Bastos, do qual foi diretor e professor. Em Itapipoca, atuou como professor no Colégio Estadual Joaquim Magalhães. Em Itapajé, exerceu a função de diretor e professor do Centro Educacional São Francisco de Assis (CESFA), do Patronato São José e do Grupo Escolar Monsenhor Catão. Já em Uruburetama, sendo ele professor efetivo do quadro da SEDUC, exerceu o magistério na Escola Mathilde Vasconcelos.
Ainda em Itapajé, Pe. Pascoal deu total apoio à abertura da Casa de Formação das irmãs da Congregação Cordimariana, com as quais guarda ainda um estreito laço de amizade.
Algumas virtudes são marcantes na pessoa do Pe. Pascoal. Dentre elas, destaque para: dedicação incansável ao serviço pastoral, zelo apostólico, diálogo franco com todos. Além disso, é uma pessoa extremamente acolhedora, sabe se relacionar bem com todos os que dele se aproximam, é comunicativo, alegre, extrovertido e sempre está de bem com a vida.
Entre as construções administradas por ele:
– Em Itapipoca:
Seminário João Paulo II e Capela de S. Cura D’Ars.
– Em Itapajé:
Capelas de: Santa Rita, São Sebastião, São Pedro (Bairro Pe. Lima), Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Rosário – Serrote do Meio, São Pedro (Serra), Nossa Senhora do Carmo – Salitre e Espírito Santo – Serra.
Exerceu ainda grande influência na construção das capelas de Nossa Senhora das Graças – Oiticica, São Judas Tadeu – Bairro dos Ferros, e São José – Bairro Barateiro.
– Em Uruburetama
Capelas: da Esperança (Cemitério), Sagrada Família (Comunidade Pau Alto), N. S. Aparecida (Comunidade Manuel Rodrigues), Santa Rita (Comunidade Bananal), N. S. da Conceição (Comunidade Araçás), São Francisco (Bairro da sede).
Concluiu a capela de São José (Bairro Angelim) e a de N. S. de Fátima (Comunidade Barrica).
E com a finalidade de melhorar as condições de acolhida das pessoas, principalmente para as reuniões das pastorais e movimentos, Pe. Pascoal também assina como responsável pela construção do Salão Paroquial da Catedral (acima da Sacristia), pela reforma e ampliação da Casa Paroquial e do Salão Paroquial de Itapajé, bem como pela Casa e Salão Paroquiais de Uruburetama.
02 – Monsenhor Manuel Rômulo Rocha
Filho de José Ribamar Rocha e D. Eugênia Castro Rocha. Nasceu em 26/02/1959, na cidade de Marco. Foi batizado na Matriz de São Manuel, aos 03 de março de 1959. Estudos: Primeiras letras, começou no Educandário São Manuel, no Marco. Depois foi estudar no Grupo Escolar “Manuel Osterno Silva”. Em seguida, no Centro Educacional São Manuel. Em seguida, no Colégio Estadual “D. José Tubinambá da Frota”, em Sobral. O 2° Grau foi feito no Estadual, concluindo no Colégio Sobralense. Ingressou no Seminário São José, em 31 de janeiro de 1977. Foi fazer o curso superior de Filosofia e Teologia, no seminário Provincial de Fortaleza, em 1° de março de 1979. Concluído o curso superior, recebeu o Diaconato, em 17 de dezembro de 1983, na catedral de N. Sra. da Conceição, em Sobral, de Dom Walfrido Teixeira Vieira. A Ordenação presbiteral, se deu na matriz de São Manuel do Marco, em 15/12/1984, às 19h, das mãos de Dom Walfrido, Bispo Diocesano. Primeira missa solene, na cidade natal, aos 16 do mesmo mês e ano. Fatores que influenciaram a sua vocação: numa visita pastoral feita por Dom Walfrido em Marco, depois da cerimônia litúrgica, Dom Walfrido pessoalmente disse ao acólito Rômulo. “Eu quero que você vá para o seminário para ser padre” Sua vida como acólito levou àquele menino, o amor da Igreja. Também a presença de Mons. Valdir repercutiu na sua alma de vocacionado.
Atividades pastorais e outras.
Foi nomeado em 1985, Vice Reitor do Seminário São José. E ao mesmo tempo, Vigário Paroquial da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Massapê. No dia 25 de janeiro de 1987, foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Martinópole – CE e no dia 26 de janeiro de 1988, foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Reriutaba – CE. Em 1989, foi fazer uma experiência no Convento dos Frades Franciscanos – OFM, em Pernambuco, apenas 6 meses. Isto porque precisou de uma cirurgia na coluna. Felizmente ficou curado. No dia 10 de junho de 1989, tomou posse da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Bela Cruz, como Vigário Paroquial. Cujo pároco era o Mons. Odécio Loiola Sampaio. No dia 11 de fevereiro de 1990, foi nomeado pároco de Nossa Senhora da Piedade de Coreaú. Aos 25 de fevereiro de 1996, foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Bela Cruz. No dia 07 de maio de 2000, foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Meruoca e no dia 03 de fevereiro de 2002, foi transferido como pároco de sua terra natal, Marco, cujo titular é São Manuel. Após de 15 anos na Paróquia de São Manuel, no dia 20 de Fevereiro de 2017, foi transferido como Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Maria, na cidade de Morrinhos.
Em Martinópole, reformou a casa paroquial e adquiriu um veículo para a paróquia. Em Reriutaba, reformou o presbitério e adquiriu o veículo para os trabalhos pastorais. Em Coreaú, fez o altar de Bom Jesus dos Passos, reformou totalmente a Casa Paroquial e a sacristia da Igreja de São Francisco. Colocou os vitrais da Matriz, as portas novas, a parte elétrica, um carro para a paróquia. Em Bela Cruz, reformou a sacristia, e reformou o presbitério e o forro da Matriz. Adquiriu um carro novo para a Matriz e deixou um depósito, em dinheiro suficiente para a construção de uma nova Casa Paroquial. Restaurou as imagens e os quadros da Via Sacra. Em Meruoca, reformou o presbitério em granito e colocou bancos novos e sólidos na Matriz; adquiriu um carro e deixou dinheiro em depósito. Na cidade Marco, reformou a Igreja Matriz (tendo sido iniciado por Mons. Waldir), o Santuário Sagrado Coração de Jesus, o Centro Pastoral Mater Dei e Salão Paroquial.
Seu pensamento pessoal: “Eu vejo na Igreja de Cristo a continuação do mistério salvífico em cada membro que sofre, nos marginalizados e nos pobres que completam sua paixão”.
03 – Padre José Clayton Teles
04 – Padre Zenóbio Gomes Silveira
05 – Padre Célio Roberto Rios
Célio Roberto Rios nasceu na Cidade de Marco-CE, no dia 25 de março de 1986. Foi, na ordem cronológica, o quinto dentre os sete filhos do casal Francisco Marinones Rios e Maria Arimar Carvalho Rios. Foi batizado na igreja matriz de São Manuel, Marco-Ce, no dia 09 de agosto de 1987, por Monsenhor Waldir Lopes de Castro (in memoriam).
Ingressou no Seminário São José – Diocese de Sobral São José, no dia 02 de fevereiro de 2007. Concluiu seus estudos filosóficos na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. É graduado em Filosofia – Licenciatura pela Faculdade Cruzeiro do Sul – SP, pós-graduado em Filosofia Ética e Política pela Faculdade Cruzeiro do Sul – SP e Pós-Graduado em Administração em Gestão Escolar pela Faculdade Cruzeiro do
Sul – SP. Concluiu o curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição – SAPIC. Graduado em Teologia pela Universidade Claretianos.
Graduado em História pela Universidade Estácio de Sá – Santa Catarina . É estudante do curso de Ciências contábeis, pala Faculdade UNIBF-Santa Catarina.
Recebeu as duas ordens menores, do Leitorato e Acolitato, no dia 25 de março de 2014, pelas mãos de Dom Aldo de Cillo Pagotto. Foi ordenado Diácono no dia 27 de agosto de 2017, pela imposição das mãos de Dom Teodoro Mendes Tavares e oração consecratória da Igreja, tendo recebido o segundo grau da ordem sacerdotal pela oração consecratória e imposição das mãos de Dom Teodoro Mendes Tavares, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Marco-Ce, no dia 04 de fevereiro de 2018. Primeira missa solene, no Santuário Sagrado Coração de Jesus , Marco-Ce, aos 05 do mesmo mês e ano.
Missão pastoral
Foi nomeado Vigário Administrador da Paróquia Catedral Diocesana de Ponta de Pedras-PA, em 14 de fevereiro de 2018 até 2022. No dia 19 de janeiro de 2023, foi nomeado Pároco In Solidum da Paróquia São Francisco de Paula, em Muaná-PA.
06 – Padre Joaquim Fernando Pontes III
Padre Fernando Pontes é filho de Joaquim Fernando Neto e Dulce Mayre Leorne Pontes. Nasceu em 04 de dezembro de 1990 na cidade de Marco, interior do Ceará, onde recebeu os sacramentos da iniciação cristã nesta cidade. Fez seus estudos primários até o ensino médio no Colégio Cenecista São Manuel (CNEC). Formado em Filosofia e especializado em Religião pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, dedicou-se a carreira de professor e, residindo em Fortaleza, participou da vida comunitária da Paróquia de Santa Luzia – Meireles. Na Jornada Mundial da Juventude de 2013, conheceu a Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança da qual tornou-se voluntário e membro da Família da Esperança. Na convivência e formação espiritual dos ex-dependentes químicos ouviu o chamado para dedicar-se de forma mais intensa à vida da Igreja, passando a fazer o Vocacionado da Arquidiocese de Fortaleza. No Seminário Diocesano São José, Fernando Pontes concluiu o curso de Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza e especializou-se em Gestão de Igrejas, dedicando-se a desenvolver meios eficientes para promover uma Evangelização Inteligente.
07 – Padre Francisco Eduardo Neto Filho
Francisco Eduardo Neto Filho é o primogênito do casal Francisco Eduardo Neto e Maria Regina de Sousa Barroso, e irmão de Luiz Eduardo de Sousa Neto. Nasceu no dia 23 de julho de 1993 na cidade de Marco – CE. Foi batizado no dia 25 de setembro de 1994, na Igreja Matriz de São Manuel em Marco – CE, por Monsenhor Waldir Lopes de Castro. Fez a primeira Eucaristia no dia 29 de novembro de 2003, no Santuário São Francisco das Chagas em Canindé-CE, com o Pároco Frei Carlos Antônio da Silva Santos, OFM. Foi Crismado por Dom Antônio Fernando Saburido, então bispo diocesano de Sobral, no dia 31 de janeiro de 2009, na Igreja Matriz de São Manuel em Marco – CE. Participou, nos anos de 2008 e 2010, dos encontros vocacionais no seminário diocesano de São José em Sobral – CE. Ingressou no Seminário diocesano de Filosofia São José no dia 28 de janeiro de 2011, a fim de cursar Filosofia na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Retornou à casa de seus pais, na cidade de Marco, em junho de 2012. A partir de então continuou seus estudos no curso de Filosofia e lecionou nas escolas estaduais: Ricardo de Souza Neves e Escola Profissional Monsenhor Waldir. No dia 5 de fevereiro de 2018 retorna para o seminário diocesano de Teologia Imaculada Conceição em Fortaleza – CE, para estudar na Faculdade Católica de Fortaleza. No ano seguinte, juntamente com os demais seminaristas da Diocese de Sobral, deu continuidade ao curso de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS, em Belo Horizonte. No dia 09 de dezembro de 2019, recebeu as ordens menores do Leitorado e Acolitado do bispo diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos na Catedral Imaculada Conceição em Sobral – CE. No dia 28 de julho de 2021 deu início ao estágio pastoral na Paróquia São Francisco de Assis em Forquilha – CE. Recebeu o rito de admissão às Sagradas Ordens no dia 17 de dezembro de 2021, por ocasião da assembleia diocesana de Pastoral. No dia 14 de janeiro de 2022, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, foi ordenado Diácono e Seu lema de ordenação diaconal é: “Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve”. (Lc 22,27). No dia 21 de Abril de 2022, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição de Sobral, foi ordenado presbítero pela imposição das mãos de Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos e pela Oração consecratória para o serviço da Igreja e do povo de Deus. Seu lema de ordenação sacerdotal é: “Levantai-vos e não tenhais medo” (Mt 17,7).
08 – Diácono Alexsandro Teófilo Silva
Alexsandro Teófilo Silva, natural da cidade de Marco – CE, nascido no dia 11 de agosto de 1982 na maternidade Francisco Jaime Osterno do município de Marco – CE, sendo o segundo filho do casal Antônio Tiago Silva e Maria natividade Teófilo Silva. Tenho uma irmã Natália Teófilo Silva, casada com Francisco Edigar Vieira, os quais tem 2 filhos Miria Ávila e Saulo Silva.
A convivência social e religiosa de nossa família sempre foi no município de Marco – Ce e na paróquia de São Manoel. Em nossa Igreja doméstica sempre foi mais forte a presença de minha mãe a senhora Natividade Teófilo Silva a motivar a mim e minha irmã Natália Teófilo Silva para o ingresso na catequese e após isso no serviço pastoral. Foi batizado no dia 17 de outubro de 1982, minha primeira eucaristia realizou – se no dia 08 de dezembro de 1991, o sacramento da crisma recebi no dia 26 de Janeiro de 1999, recebi os sacramentos do batismo e da eucaristia na Igreja matriz de São Manoel pelas mãos de Mons Waldir Lopes de Castro, já a crisma recebi no santuário sagrado coração de Jesus pelas mãos de Dom Aldo de Cillo Paggoto. Ao receber a eucaristia tive a grande alegria de participar de uma encenação sendo apóstolo que no momento de recebermos a eucaristia estávamos servindo ao altar do Senhor ao lado do então hoje servo de Deus Waldir Lopes de Castro, o qual foi quem celebrou os dois sacramentos do batismo e da eucaristia.
A primeira pastoral foi a cruzada eucarística nos anos de 1991 e 1992. Então, participando das celebrações eucarística e já inflamado pelo Espírito Santo no dia de minha primeira eucaristia ardia o meu coração em servir ao altar do Senhor, por isso ingressei nos coroinhas no ano de 1993 ficando até o ano de 1998 e dentro deste período foi acólito e sacristão nos anos de 1996 até 1998. Chegando a RCC em nossa paróquia logo fiz parte da mesma nos anos de 1997 e 1998.
Iniciei encontros vocacionais para o sacerdócio nos anos de 1996 há 1998 no seminário São José da diocese de Sobral. No dia 01 de Fevereiro de 1999 ingressei para a caminhada de discernimento para o sacerdócio, sendo então seminarista de nossa estimada diocese de Sobral – CE até dezembro de 2003.
Retornando para o município de Marco – CE e a paróquia de São Manuel no de 2004, volto a morar com meus pais, assim começamos uma nova caminhada junto a nossa sociedade marquence e o paroquiado do servo de Deus Waldir Lopes de Castro. Início então o meu ingresso no comércio local; em fevereiro há junho de 2004 na prestação de serviço pela empresa CACTUS ao Banco do Brasil de nosso município, saindo desta prestação de serviço sou admitido e registrado no dia 15 de junho de 2004 na empresa Ruah indústria do grupo Jacaúna decorações no setor administrativo onde até hoje estamos desenvolvendo nosso serviço profissional.
Inicio no dia 19 de setembro de 2004 minha caminhada de discernimento vocacional para o sacramento do matrimônio com Dayane Maria Carvalho Vasconcelos Silva, segunda filha no total de três filho do casal Jose de Fátima Vasconcelos e Maria Mirtes Carvalho Vasconcelos, os quais ao chegarmos em sua residência já consagraram nosso namoro a Santa Terezinha do Menino Jesus e este teve um tempo de 2 anos e 4 meses, o período de noivado foi apenas 3 meses, sendo vivenciado ela em nossa cidade de Marco e eu já na cidade de Goiânia – Go, pois foi transferido para gerenciar a loja Jacauna decorações.
O sacramento do matrimônio celebrou – se no dia 28 de Julho de 2007 na Igreja matriz de São Manuel em Marco – CE, presidido por então hoje Mons. Manoel Rômulo Rocha. Fomos residir na cidade de Goiânia – Go no período de 01 de agosto de 2007 há 11 de maio de 2011, nesta cidade nascia o nosso primeiro filho, presente extraordinário e completude em nossa família no dia 11 de novembro de 2010 (Gabriel Vasconcelos Silva), nosso segundo presente extraordinário e completude em nossa família (Rafael Vasconcelos Silva) nasce na cidade do Acaraú no dia 13 de março de 2013 data marcante em nossa santa mãe Igreja “Habemus Papam” (Francisco).
Retornando para a paróquia de São Manoel em maio de 2011 ingressamos no grupo de casais vinho novo e eu foi servir na pastoral litúrgica. A vocação a caminhada do diaconato permanente me faz pedir a empresa transferência para a cidade de Fortaleza – CE (Anos de 2013 há 2015) residindo na paróquia senhor do Bom fim no paroquiado de Padre Gilson para então quando completa – se os 5 anos de serviço pastoral apresentar – me e poder pedi – lo a indicação para o diaconato, pensava na época assim, porém foi informado por um paroquiano que o mesmo não indicava ninguém para o ministério. Ciente desta triste informação, foi a capelinha de santa Terezinha (Fortaleza – ce, bairro Monte Castelo) e me coloquei na presença do Senhor pedindo que em minha vocação e vida sempre seja feita a sua vontade.
Novamente eu e minha família já em Janeiro de 2016 voltamos a habitar no município e paróquia de São Manoel do Marco – CE. Profissionalmente continuo na Ruah indústria do grupo Jacauna decorações, nossos serviços pastorais e sociais: MESC, Grupo de casais vinho novo, PASCOM e Rádio Boa Nova Fm 106,3.
Finalmente, minha conversa com o Senhor Jesus Sacramentado na capelinha de Santa Terezinha do menino Jesus da paróquia Senhor do Bom fim em Fortaleza – CE, passa a se concretizar a partir de minha apresentação, por Mons. Raimundo Nonato Timbó de Paiva a escola diaconal santo Estevão da diocese de Sobral – CE no dia 06 de Janeiro de 2019.
Os primeiros encontros vocacionais ao diaconato permanente iniciam no dia 09 de março 2019 no CETRESO, o qual foi presidido por Dom Vasconcelos e pela comissão diocesana para o diaconato da escola santo Estevão. Os trabalhos acadêmicos são iniciados em 04/01/2020 com a aula inaugural de Método de Pesquisa com o professor universitário Doutor José Edmar de Lima Filho (depois ordenou – se, sendo o primeiro diácono permanente desta diocese). O término de todo percurso acadêmico foi marcado com um encontro entre pré – diáconos e espoas, contando com a presença de vossa excelência reverendíssima Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos e a comissão para o diaconato no dia 30 de outubro 2023.
O selo e coroamento de nossa história vocacional é concretizado no dia 26 de dezembro de 2023 na solenidade de santo Estevão na catedral sé de Sobral no Ceará as 18:00 horas, onde somos pela imposição das mãos e oração consecratória de sua excelência reverendíssima Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos ordenado diácono permanente para o serviço na santa mãe Igreja. As bençãos são continuadas e logo no dia 30 de dezembro de 2023 na Igreja Matriz de são Manuel em Marco – ceará às 17:30 acontece a celebração eucarística de minha apresentação diaconal a comunidade paroquial, sob a presidência de nosso pároco Mons Raimundo Nonato Timbó de Paiva e concelebrante Padre Expedito Odilon vigário paroquial.