É uma espécie de “oração-espelho” da Ave-Maria e foi composta por São Francisco de Sales
“Ave, José, cheio de graça divina”: assim começa uma importante e poderosa oração a São José, pai adotivo de Jesus. Curta e intensa como a Ave-Maria, esta prece não tem a pretensão de “competir” com a mais famosa de todas as orações dedicadas à Santíssima Virgem Maria, mas sim de honrar o seu Santíssimo Esposo fazendo referência direta à Mãe do Filho de Deus.
Quem compôs esta oração foi São Francisco de Sales (1567-1622), bispo de Genebra e doutor da Igreja. De fato, o santo bispo tinha muito particular devoção a São José porque o considerava não apenas um grande homem de Deus, mas também um sábio mestre de espiritualidade.
Esta prece, portanto, reflete a piedade pessoal de São Francisco de Sales, que, muito frequentemente, confiava a São José as almas dos mortos, para que chegassem à perfeição, e as dos fiéis ainda vivos neste mundo, para praticarem o esforço da perfeição ainda na terra.
A oração “Ave, José”
“Ave, José, cheio de graça divina! O Salvador repousou em vossos braços e cresceu sob os vossos olhos. Bendito sois entre todos os homens e bendito seja Jesus, o Filho divino da vossa Virgem Esposa.
São José, dado por pai ao Filho de Deus, rogai por nós em nossos pensamentos de família, de saúde e de trabalho, até os nossos últimos dias, e dignai-vos socorrer-nos na hora de nossa morte. Amém”.
Fonte: Aleteia