Bispos do Brasil pedem orações e doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

Imagem Ilustrativa. Créditos: Paróquia de São Manuel

Bispos de várias arquidioceses e dioceses do Brasil se solidarizam por meio de mensagens e campanhas de doações à população do Rio Grande do Sul que sofrem com as fortes chuvas, enchentes, temporais e deslizamentos de terra no Estado desde o fim de abril.

Segundo o último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitido hoje (6), às 12h, 364 municípios do Estado foram afetados pelas fortes chuvas, deixando 83 pessoas mortas, 291 feridas, 111 desaparecidas e mais de 129 mil desabrigadas.

O arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, expressou em um comunicado a “mais profunda solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, que sofre os devastadores efeitos das recentes chuvas”. Ele ressaltou que sua arquidiocese também está “em comunhão fraterna com a Igreja no Rio Grande do Sul e todas as comunidades afetadas”, com “preces” e o “apoio concreto e efetivo”.

“Neste momento de dor e grande sofrimento, invocamos a proteção de Deus, nosso Pai misericordioso, e a intercessão de Nossa Senhora, para que ampare todos os atingidos por esta tragédia. Que a esperança contagie a todos neste tempo de solidariedade fraterna olhando a reconstrução futura. Rogamos, especialmente, pelas almas daqueles que foram chamados à casa do Pai e pelos que aqui permanecem, enfrentando a perda de seus entes queridos, lares e meios de subsistência. Que a certeza da Ressurreição console a todos neste tempo pascal”, pediu dom Orani.

O cardeal encorajou “as paróquias, comunidades, grupos e fiéis” da sua “arquidiocese a continuarem mobilizando-se em gestos concretos de auxílio e fraternidade” e lembrou que “alguns aeroportos e bases aéreas também estão recebendo doações para serem levadas” para os “irmãos do Sul, assim como a divulgação do número do pix para as doações em dinheiro” para a campanha de solidariedade do Regional Sul 3 da CNBB, lançada no dia 1º de maio para ajudar a população do Rio Grande do Sul. A contribuição para esta campanha é realizada através do PIX do regional Sul 3: 33685686001041 (CNPJ).

O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer pediu por meio de um vídeo “que todos se movam de alguma maneira a apoiar as iniciativas para ajudar as pessoas desabrigadas e necessitadas de ajuda no Rio Grande do Sul” e solicitou aos fiéis da arquidiocese que colaborassem com a campanha da “Cáritas Arquidiocesana” em “doações com dinheiro” através do PIX: pix@caritassp.org.br (e-mail). Segundo a arquidiocese de São Paulo, estes “recursos arrecadados pela campanha serão encaminhados para paróquias das regiões atingidas” pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O bispo de Piracicaba (SP), dom Devair Araújo da Fonseca, disse em vídeo aos fiéis que “a diocese está fazendo uma campanha para ajudar” os “irmãos” do Rio Grande do Sul que sofrem com as enchentes. A campanha para arrecadar doações ao povo gaúcho é uma parceria da diocese com o projeto solidário Exército de Formiguinhas. “Nós estamos colocando à disposição as nossas paróquias, toda a estrutura das nossas paróquias para justamente recolher estas doações e depois encaminhar aquilo que eles necessitam”, disse dom Devair.

A ação iniciou na sexta-feira (3) e todas as doações de mantimentos podem ser entregues nas paróquias da diocese e na cúria de Piracicaba. Para aqueles que desejarem contribuir com algum valor, também está disponível com esta única chave PIX do Fraterno Auxílio Cristão de Piracicaba: 51.860.338/0001.54 (CNPJ). 

O arcebispo de Porto Velho (RO), dom Roque Paloschi, disse no sábado (4), nas redes sociais da arquidiocese que “diante dos gritos de milhares de famílias do Rio Grande do Sul, em extrema necessidades, na perca de tudo”, a arquidiocese de Porto Velho  é chamada a “alargar” o coração. Por isso, pediu que em todas “as celebrações do fim de semana” passado fosse feita uma “coleta solidária” para ajudar os gaúchos.

“Assim como nós somos abençoados por tanta generosidade vindas de todos os cantos do Brasil, vamos também nós, manifestar a nossa comunhão e solidariedade com os pobres do Rio Grande do Sul. Deus ama quem dá com alegria”, disse dom Roque.

O bispo de Rondonópolis (MT), dom Maurício da Silva Jardim, também se expressou por meio de suas redes sociais informando que a diocese iria “fazer um gesto concreto” de ajuda ao Rio Grande do Sul, no qual foi criado “um grupo de trabalho emergencial para arrecadar roupas, alimentos não perecíveis, fraldas, água, aquilo que o povo neste momento está necessitado”, no “centro de eventos da paróquia Santa Terezinha, em Rondonópolis” a partir das 8h de hoje (6). Ele também lembrou que o regional Sul 3 da CNBB está recebendo doações por meio do pix.

O arcebispo da Paraíba (PB) e bispo referencial da Cáritas Brasileira no Regional Nordeste 2, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, disse também nas redes sociais que a arquidiocese está se “associando” a campanha de solidariedade do regional Sul 3 da CNBB e pediu aos “paroquianos diocesanos” da Paraíba que “possam colaborar” nesta ação.

“Todos podem dar a sua contribuição, por menor que seja. Importante que sejamos solidários com os nossos irmãos que estão sofrendo tanto. Participe, colabore, demonstre a sua solidariedade sabendo que são nossos irmãos que estão passando por momentos de tanta dor de tanto sofrimento”, frisou o arcebispo.

A arquidiocese de São Luís (MA) publicou uma nota de solidariedade no sábado (4), expressando sua “solidariedade, amizade e compaixão com todos os irmãos gaúchos”.

“Com vocês, também choramos por tantas perdas e, ao mesmo tempo, esperançamos em unir forças e mostrar a solidariedade, a fim de sermos luzes em meio à escuridão. Nós, irmãos e irmãs, somos o projeto de amor do Criador. Por isso mesmo, Ele jamais nos abandona diante dos momentos difíceis que passamos e nos ensina que juntos podemos reconstruir o que foi perdido, acolher aqueles que mais precisam e trabalhar incansavelmente para prevenir futuras tragédias; isto é esperança, isto é confiança em algo positivo”.

Além disso, motivou a “Igreja local” a incluir “nas preces das missas e celebrações” do último final de semana, 4 e 5 de maio, “pelo Estado do Rio Grande do Sul” e, “como gesto concreto”, convocou “as paróquias a aderirem à campanha de arrecadação feita pelo regional Sul 3”.

“Com essas motivações, elevamos uma súplica aos céus, pedindo a intercessão de Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças, para que todo esse momento de tristeza cesse, e que a fé, a esperança e a solidariedade guiem nossos corações neste momento de adversidade. Certos da infinita Misericórdia de Deus, as nossas orações e apoio”, disse a arquidiocese.

O arcebispo de Fortaleza (CE), dom Gregório Paixão disse hoje (6), por meio de um vídeo que a “tragédia acontecida no Rio Grande do Sul” surpreendeu a todos e por isso “não podemos fechar os nossos ouvidos ao clamor dos irmãos que lá passam necessidade”. Ele destacou que há um “número muito grande de irmãos cearenses que moram no Rio Grande do Sul e um número muito grande de gaúchos que habitam” no Ceará, um “resultado” que convida a todos cumprirem  “à Palavra de Deus que diz: Todos vós sois irmãos (Mt 23,8) e também ouvir aquilo que o apóstolo disse às comunidades em Gálatas capítulo 6,2: ‘Nas dificuldades que vocês se ajudem’”.

“Por isso eu gostaria de pedir ao seu coração que colabore para que todos nós possamos juntos ajudar os irmãos do Rio Grande do Sul”, pediu dom Gregório, invocando a “solidariedade” dos fiéis cearenses  e na “participação à dor de todos” os gaúchos, “através de uma colaboração conforme as suas possibilidades”, por meio do “canal oficial” de doações do Regional Sul 3 da CNBB. “Que Deus nos abençoe e de um modo especial que console o coração de todos os irmãos do Rio Grande do Sul”.

Fonte: ACI Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *