Bispos falam sobre os destaques do encontro dos bispos de recente nomeação

Encontro de bispos de recente nomeação. Créditos: CNBB

Durante 5 dias, desde a segunda-feira, 1º de julho e com encerramento na sexta-feira, 5, 22 bispos, nomeados entre setembro de 2023 e junho deste ano, estiveram na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participando do Encontro dos Bispos de Recente Nomeação.

O bispo auxiliar de São Paulo e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Ângelo Mezzari, definiu o encontro como um  momento de muita oração, fraternidade e de esperança para o serviço dos novos pastores da Igreja Católica no Brasil.

“A missão do bispo é muito bela e, agora, como membros do colégio apostólico no Brasil, estes bispos servirão à Igreja com muito amor e dedicação. Esse encontro é uma grande graça e oportunidade para fortalecer a unidade, a comunhão e a participação na vida da Igreja”, avaliou.

Comunhão eclesial

Nomeado em 23 de setembro do ano passado e tendo tomado posse em 27 de janeiro deste ano, o bispo de Irecê (BA), dom Antonio Ederaldo de Santana é um dos 22 bispos que participaram do encontro.

Ele destaca, nestes dias, a convivência com os bispos novos e a estrutura da CNBB ao que ele atribuiu ser um espaço de referência que dinamiza a caminhada bonita da Igreja no Brasil.

“Ao conhecer as estruturas da CNBB, fui percebendo também a preocupação que a Conferência tem com a gestão nas nossas dioceses. Isto me deixou atento e também preocupado porque temos muitas coisas a fazer nas dioceses. Há cinco meses cheguei com na diocese também com esse intuito de mostrar que uma boa gestão também é evangelização”, ressaltou.

Já o bispo auxiliar de Goiânia, dom Danival Milagres Coelho, nomeado em 2 de fevereiro deste ano e ordenado em 6 de abril, ressaltou como importante conhecer a complexidade do trabalho da Conferência.

“Quando se fala CNBB, tem toda uma organização por trás que a gente não imagina a grandeza desta instituição, com tantas comissões e todos os trabalhos aqui realizados. Participar deste encontro amplia os horizontes para conhecer a beleza desta instituição que agora nos congrega enquanto bispos do Brasil”, disse.

Segundo ele, conhecer a CNBB permite também amar mais a caminhada da Igreja no Brasil e buscar viver a experiência de ser bispo e pertencer a um episcopado na colegialidade e na comunhão eclesial. “Esse encontro nos faz sentir pertencentes à CNBB e estreita mais o afeto e compromisso. Agora a gente faz parte desta Conferência. Diante do legado dos que nos antecederam para nos oferecer o que temos hoje, cresce em nós o compromisso e a responsabilidade de manter e de perseverar nesta missão da Igreja para outros possam colher os frutos do trabalho da CNBB.

Temas e visitas

Nos cinco dias de encontro, os bispos aprofundaram os seguintes temas: a organização da CNBB, seu secretariado e comissões episcopais, Campanhas (Fraternidade e Evangelização), o bispo e a sua missão, saúde integral, o bispo no código de direito canônico, regimento e estatuto da CNBB, proteção de menores, apresentação das Comissões, Liturgia, Lei Geral de Proteção de Dados, gestão eclesial, entre outros.

Os novos bispos também visitaram a Nunciatura Apostólica do Brasil e a organismos vinculados da CNBB como o Centro Cultural Missionário, a Edições CNBB, a Conferência dos Religiosos do Brasil, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil), o Centro Nacional de Fé e Política (Cefep) e as Pontificias Obras Missionárias.

Bispos em visita à sede da Nunciatura Apostólica do Brasil. | Fotos: Comunicação Nunciatura.

Por Willian Bonfim