A imagem de Nossa Senhora da Paz com o Menino Jesus nos braços aponta para um lago repleto de peixes
OCazaquistão, país que está sendo visitado pelo Papa Francisco, possui em seu histórico um milagre que, por intercessão de Nossa Senhora, formou um lago e encerrou um período de fome.
Trata-se de um caso registrado em Ozernoye, onde se localiza, hoje, o Santuário de Nossa Senhora Rainha da Paz – que, aliás, é o único santuário mariano de toda a Ásia Central.
O pe. Mariusz Stawasz, reitor do santuário, relatou o episódio à rede católica norte-americana EWTN. Segundo o seu relato, pessoas da região começaram a pedir a intercessão de Nossa Senhora, durante a Segunda Guerra Mundial, para acabar com a fome que martirizava a população local.
O milagre aconteceu em 25 de março de 1941, quando, inesperadamente, a temperatura subiu e acelerou o derretimento da neve, o que causou a formação de um grande lago ao redor de Ozernoye. Com o grande número de peixes que surgiram no lago, os moradores da região conseguiram alimento suficiente para encerrar a fome.
Ozernoye se tornou local de peregrinação a partir da construção da igreja, em 1990, e foi crescendo em popularidade sobretudo entre os jovens, que ali celebram uma festa anual em agosto para homenagear Nossa Senhora.
Em 2014 o santuário ganhou um dos 12 altares da paz distribuídos por vários países do mundo graças a uma iniciativa lançada na Polônia pela comunidade leiga Regina della Pace. Os 12 altares representam as 12 estrelas da coroa de Nossa Senhora.
A imagem de Nossa Senhora da Paz com o Menino Jesus nos braços, apontando para um lago repleto de peixes, está presente na medalha que simboliza a presente viagem do Papa Francisco ao Cazaquistão. Ele permanecerá no país centro-asiático deste dia 12 até a quinta-feira, 15.
Fonte: Aleteia