Membros da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação e do Setor campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil estiveram reunidos com os gerentes das câmaras da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).
O encontro ocorreu na última sexta-feira, dia 22 de outubro, para alinhamento de ações e expectativas relativas à Campanha da Fraternidade (CF) 2022 cujo tema é “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf Pr 31,26).
De acordo com assessor do setor Educação da Comissão para Cultura e Educação, padre Júlio Cesar Resende, as escolas e universidades católicas normalmente participam da CF de forma expressiva acolhendo os temas das campanhas e desenvolvendo projetos pedagógicos e de ação social.
“Em 2022, com a temática da educação a proposta é que todas as ações formativas das instituições de educação católicas estejam em sintonia com os objetivos da Campanha”, explica o assessor.
O secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, partilhou indicações acerca da Coleta da Solidariedade – gesto concreto da Quaresma e da Campanha da Fraternidade, que em 2022 será no dia 10 de abril, Domingo de Ramos e do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e a oportunidade de envolver as escolas neste trabalho e na implementação de projetos que atendam a proposta da CF 2022. Na reunião, o grupo ainda analisou o material específico da campanha, preparado pelas Edições CNBB, para o Ensino Fundamental, Médio e Superior.
“A participação e envolvimento efetivo das instituições de educação católica na Campanha da Fraternidade é importante pois, essas trazem consigo projetos pedagógicos fortemente inspirados no Evangelho e assim inspiram outros ambientes e entidades educativas a também apropriarem do referencial cristão humanista na educação”, disse padre Júlio.
Fonte: CNBB