Não importa como seja o espaço de oração: seu poder reside no fato de Jesus estar lá
“Vou rezar o Terço todas as noites”, prometi várias Quaresmas seguidas. Todas as noites, eu me arrastava para a cama com o Terço na mão, pronta para rezar. Todas as manhãs, eu acordava com marcas das contas no rosto, sem saber como ou quando adormeci.
Eu havia designado lugares em meu quarto para tudo: desde um espaço para a minha maquiagem até um cantinho para as minhas meias. Só não reservei um local para rezar. Então, depois de muitas Quaresmas fracassadas, eu sabia que precisava do meu próprio local de oração. Com um orçamento modesto e um pequeno espaço no quarto, fiz o que pude e montei um cantinho de oração.
Apesar de ter uma capela de Adoração Perpétua no campus da minha faculdade, a maioria dos estudantes católicos tem suas próprias devoções em seus dormitórios.
Antes de criar um espaço de oração em meu quarto, eu sentia que só poderia rezar diante de Jesus exposto em Adoração. Mas, enquanto eu me preparava para atravessar o país, onde não teria acesso diário à Adoração, expressei essas preocupações ao meu diretor espiritual. “A capela da Adoração é o seu lugar privilegiado”, explicou ele. “Jesus está presente ali, mas Ele também está presente dentro de você. Você não precisa de um lugar privilegiado para rezar, mas pode criar um onde quer que vá.”
Eu criei o local de oração para ser meu lugar privilegiado em casa. Assim como a capela da Adoração, meu cantinho é usado apenas para uma finalidade: a oração. Posso sentar no tapete, acender as velas e simplesmente rezar.
Meu canto de oração é um refúgio sagrado longe das ocupações da vida. Não importa onde eu esteja morando, a pequena mesa viaja comigo, assim como todos os seus acessórios: um suprimento vitalício de rosários, cartões de oração, água benta, relíquias, crucifixos, ícones. Não está perfeitamente organizado, mas é isso que o torna tão bonito.
Somos todos tabernáculos. O Espírito Santo vive dentro de nós, permitindo-nos orar na presença de Jesus sempre, onde quer que seja. Não importa como seja o seu espaço de oração, mesmo que seja montado com produtos da loja de preço único, seu poder está no fato de que Jesus está lá.
Fonte: Aleteia