Nos dias 1 a 4 de fevereiro aconteceu em Roma, no Vaticano, a fase preparatória para o Jubileu de 2025, intitulada “O mandato”. Promovido pelo Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, do Vaticano, o encontro contou com a participação de representantes de diferentes formas de vida consagrada e de diversos países.
O Brasil foi representado pela presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Eliane Cordeiro de Souza; o frei Clésio Menezes dos Santos, também da CRB; a presidente da Conferência dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB), Moema Rodrigues Muricy, e a representante da Ordem das Virgens Consagradas (Ordo Virginum), Maria Augusta de Oliveira.
Maria Augusta de Oliveira Barbosa, representante da Ordem das Virgens Consagradas do Brasil, salientou que o primeiro dia do encontro foi marcado pelo diálogo e a reflexão sobre a temática “acreditar na esperança”, oportunidade na qual todos puderam refletir sobre as alegrias e as dificuldades na vida consagrada pessoal, comunitária e na vida social e política. “Fomos divididos em 29 mesas. Participar nessa mesa de diversidade cultural e de consagração foi uma bênção enorme”, ponderou.
No segundo dia, a temática foi sobre como “crescer na caridade, na vida consagrada e na sociedade”. No período da tarde, todos participaram da missa da vida consagrada, com o Papa Francisco, na Basílica de São Pedro. Após a missa, houve uma visita aos museus vaticanos, concluindo o dia na Capela Sistina.
O terceiro dia foi marcado por uma caminhada penitencial. Uma missa foi celebrada na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, presidida por dom João Braz de Aviz, seguida de peregrinação de grupos, a pé, para a Escada Santa, a Igreja de Santa Cruz de Jerusalém. Depois, houve uma visita nas Catacumbas de São Calixto e nas Catacumbas de São Sebastião. Na sequência, os participantes foram à Basílica de Santa Maria Maior e à Igreja de Santa Praxedes. E retornaram para um momento de oração pela paz no mundo na Basílica do Sagrado Coração de Jesus.
No quarto e último dia uma missa foi celebrada na Catédra de São Pedro, no Vaticano. Depois, no Auditório Paulo VI aconteceu a coleta dos frutos dos encontro. No final, houve o envio dos consagrados, com o objetivo de fomentar a preparação do Jubileu nos seus países. “Pude ver a diversidade da nossa igreja no mundo todo, sua riqueza espiritual e humana . Agradeço a Deus por tamanha graça. Retorno com grande esperança de motivar as virgens consagradas do Brasil a participarem ativamente do Jubileu de 2025 em suas dioceses”, finalizou Maria Augusta de Oliveira.
Fonte: CNBB