Estamos sedentos, cansados, procurando um oásis para descansar. E o Evangelho de João nos leva a compreender que essa fonte inesgotável jorra do coração de Jesus
Nove semanas nos separam da Festa da Misericórdia, vivida no 2° domingo de Páscoa, da Solenidade do Coração Jesus. Podemos dizer que a Misericórdia que emana desse coração vem ao nosso encontro onde quer que estejamos e durante essas nove semanas nos impulsiona a caminhar em direção a esse coração que foi aberto para nós no alto da cruz.
Quando falamos do Coração de Jesus, alguns trechos bíblicos vêm a nossa memória: “Porque eu sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29), “O discípulo amado reclinou a cabeça no peito de Jesus” (cf. Jo 13, 23), e em especial “… um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água” (Jo 19,34).
Esses trechos bíblicos, em especial sobre o coração trespassado, vêm nos mostrar a origem e a grandeza dessa espiritualidade, inaugurando um novo tempo, uma nova criação.
Mas para nos aprofundarmos ainda mais nessa espiritualidade é importante contemplarmos a misericórdia desse Deus tão grande que se faz pequeno. Assim esse ato de misericórdia inicia no momento da Encarnação, no SIM de Maria “E o verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14). Tão grande mistério de amor. Deus em sua misericórdia se inclina até nós e se faz homem. Na encarnação, como homem, Deus tem um coração.
O coração
Na gestação humana o primeiro órgão a se desenvolver é o coração. Já nas primeiras semanas de gestação podemos escutar o coração que palpita. Assim de forma natural, na Encarnação de Jesus, no seio da Virgem Maria, o primeiro órgão a se formar foi o CORAÇÃO. E foi esse coração que alimentou a vida de Jesus no cotidiano até a sua morte na Cruz. Após a sua morte, esse mesmo coração foi transpassado pela lança do soldado de onde jorrou sangue e água, simbolizando assim que desse mesmo coração nascia uma nova criação. E é ainda desse Sagrado Coração que emana a vida para toda a humanidade.
Esse grande mistério faz do Coração de Jesus mais que uma devoção, mas uma espiritualidade.
Quando falamos de devoção, falamos de práticas oracionais que nos levam a honrar o coração de Jesus, mas que também nos fortificam no nosso caminho de fé. Por outro lado, a espiritualidade é MAIS PROFUNDA, ela é um caminho seguro que nos leva à Santidade. Nesse caminho escutamos o chamado “Vinde a mim vós todos que estais cansados, sob o fardo e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós porque eu sou manso e humilde de coração…” (Mt 11, 28-29)
A espiritualidade do coração
A espiritualidade do coração de Jesus é assim um grande sinal para o tempo em que vivemos, ela é a porta que nos abre ao novo de Deus, nos levando a compreender que o nosso Deus tem um coração.
Nesse momento particular, estamos sedentos, cansados, procurando um oásis para podermos descansar. Assim como a Samaritana estamos perguntando: “Senhor, onde eu encontro essa Água Viva? (cf Jo 4). E assim o Evangelho de João nos leva a compreender que essa fonte inesgotável jorra do coração de Jesus que foi traspassado na Cruz.
Quando compreendemos e vivemos essa grande graça, somos chamados assim como a Samaritana a sair proclamando: “Eu encontrei o Senhor” e assim transbordar essa espiritualidade, levando esse coração de Cristo a todas as pessoas.
Para progredirmos nesse caminho de santidade podemos repetir várias vezes ao dia a Jaculatória: Sagrado Coração de Jesus, fazei o meu coração semelhante ao vosso”, assim seremos levados, dia após dia, a ter os mesmos sentimentos de Cristo. A Espiritualidade do Coração de Jesus quer nos levar, através de uma experiência profunda da misericórdia, a assumir os sentimentos do Cristo indo ao encontro daqueles que hoje precisam ser acolhidos por esse Coração.
Convidamos você, então, a mergulhar nessa espiritualidade durante esse tempo Pascal. Faça essa experiência de mergulhar no amor misericordioso e a cada semana dê passos concretos para ir ao encontro desse coração aberto.
Mas como podemos fazer esse caminho? Algumas dicas:
- Fazer uma experiência da misericórdia. Reconhecendo que Deus é amor.
- Voltar-se a esse Coração em Louvor e Gratidão.
- Buscar a intimidade com Ele através da adoração Eucarística
- Reconhecer esse coração como fonte de alegria
- Consolar o Coração de Jesus com e pelas artes
- Conduzir o outro, pelo meu testemunho, a um encontro pessoal com esse coração
Quer se aprofundar ainda mais, venha viver conosco no HOZANA um itinerário de 9 semanas para mergulhar na Espiritualidade do Coração de Jesus. A cada sexta feira, uma nova meditação, um tempo de oração e um convite para irmos mais longe. Clique aqui e inscreva-se.
Alexandre Santos, membro da Comunidade Recado, pelo Hozana
Fonte: Aleteia