O terceiro dia de atividades da I Semana Latino-americana de Iniciação à Vida Cristã (18 a 22 de março) foi marcado pelas atividades em grupos por áreas de pastoral para a reflexão e discernimento de iniciativas de evangelização para a América Latina.
Reunidos em Puebla (México), os participantes (110 pessoas) das Conferências Episcopais se dedicaram à reflexão da ação evangelizadora por grupos: catequese, missão, liturgia, bíblia, juventude e família, cultura e educação.
Cada grupo, conforme sua área pastoral, indicou pistas de ação que culminem na elaboração de um itinerário de Iniciação à Vida Cristã, que contemple: processo, pessoa, anúncio de Jesus Cristo, vivência da fé pela Palavra e sacramentos, mudanças de atitudes e testemunho de comunidade.
Durante os dias de trabalho, destaca-se a importância da troca de experiências entre os diversos países, representados por agentes de pastoral leigos e leigas, religiosos e religiosas, presbíteros e bispos, que confirmam a metodologia da experiência e vivências de fé como novos métodos de formação de discípulos missionários.
Os membros que representam a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, provém das áreas: bíblico-catequética, liturgia, regionais da CNBB, Sociedade Brasileira de Catequetas, GREBICAT, religiosos e cursos de pós-graduação em catequese. São eles: Dom Valdemar Passini Dalbello (representante da CNBB no Departamento de Missão e Espiritualidade do CELAM), Pe. Antônio Marcos Depizzoli, Pe. Thiago Faccini Paro, Pe. José Elpidio Costa da Silva, Ariél Philippi Machado, Ir. Rosângela Aparecida Fontoura, fmsi, Ir. Lúcia Imaculada, cnsb, Teresinha dos Santos Resende Barbosa, Pe. Jânison de Sá Santos.
Os participantes de todos os países estão representando as áreas: catequese, bíblia, família, vida e juventude, educação e cultura, missões, liturgia e piedade popular e santuários.
Ariél Philippi Machado