Dogmas da Igreja: Jesus Cristo tem duas naturezas, a divina e a humana

Imagem Ilustrativa. Créditos: Pexels

Na Igreja há 43 dogmas, conhecidos como verdades de fé. Estamos percorrendo o caminho que traz os Dogmas sobre Jesus Cristo, o primeiro que afirma: Jesus Cristo é verdadeiro Deus e filho de Deus por essência. 

Agora manteremos nossa atenção no Dogma: Jesus Cristo tem duas naturezas, a divina e a humana, não confundidas, mas unidas na única Pessoa do Filho de Deus.

Jesus ao se fazer homem, para a nossa salvação, não deixou a sua natureza divina, afinal Ele, o Pai e o Espírito Santo são o mesmo Deus na Santíssima Trindade.

“Ao contrário [Jesus], aniquilou-se a si mesmo e assumiu a condição de servo, tornando-se semelhante aos homens.” (Filipenses 2,7

Jesus é totalmente divino e humano, suas naturezas não se misturam e nem excluem uma à outra. Ele é o Filho de Deus que no mistério de Sua encarnação tomou para si a nossa natureza humana, exceto o pecado.

O Verbo fez-Se carne para nos salvar, reconciliando-nos com Deus: «Foi Deus que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados» (1 Jo 4, 10). «O Pai enviou o Filho como salvador do mundo» (1 Jo 4, 14). «E Ele veio para tirar os pecados» (1 Jo 3, 5) […]” (Catecismo da Igreja Católica, 457).

Dessa forma, podemos afirmar que unicamente por amor a nós, para nos livrar de todo o mal e tudo aquilo que nos distanciava do Pai, o Verbo de Deus, Jesus, assumiu a face humana.

Fonte: A12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *