Dom Ricardo Hoepers fala sobre a indissolubilidade do matrimônio durante III Simpósio Teológico em João Pessoa

Dom Ricardo Hoepers. Créditos: CNBB

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, participa do III Simpósio Teológico sobre Matrimônio e Família promovido pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba. O evento ocorre desde terça-feira, 6 de agosto, e segue até sábado, 10, com reflexões sobre o tema “Matrimônio e Família: desafios e novas perspectivas”.

Dom Ricardo Hoepers contribui com quatro conferências durante o Simpósio. Na quinta-feira, 8 de agosto, ele abordou o tema “Matrimônio indissolúvel: amar para sempre ainda é possível?” e desenvolveu, à noite, a conferência “Amor e sexualidade no Matrimônio: o dom da fidelidade”.

Dom Ricardo Hoepers

Na primeira conferência ele fez uma contextualização do que significa as propriedades do matrimônio dentro das perspectivas atuais e dos desafios que são interpelados hoje. “Falar em indissolubilidade, fidelidade e abertura à vida não é tão simples em tempos que os valores são contraditórios até ao ar que respiramos”, disse.

Dom Ricardo recordou as manifestações bonitas, como as feitas pela Pastoral Familiar no Brasil, e outras iniciativas de grupos, movimentos, dioceses, que investindo na família estão dando respostas proporcionais às contraposições da sociedade e dos valores que a Igreja acredita.

Segundo dom Ricardo a partir de todo o movimento que a Igreja fez, pós Concílio Vaticano II, baseado na Gaudium Et Spes, constituição pastoral sobre a Igreja no mundo atual, se vê uma nova plataforma de compreensão do trabalho pastoral do significado da família.

Em sua apresentação foi destacada a questão da indissolubilidade, a partir do que afirma o documento Familiaris Consortio, sobre a função da família cristã no mundo de hoje. Dom Ricardo ressaltou o matrimônio como sendo um símbolo real do acontecimento da salvação, mas de um modo próprio, conforme destaca um trecho do documento.

“Casar não é um ato em si, mas é um processo de maturidade espiritual que vai se consolidando a cada passo com o tempo. Isso só é possível à medida que você está disposto com quem você ama a progredir e estão abertos a deixar a graça de Deus agir, porque só pelas forças humanas nós não conseguimos, pois somos muito volúveis, indisciplinados e desconfiados de tudo”, complementa.

Assista a conferência na íntegra:

Já na parte da noite, dom Ricardo proferiu a IV conferência sobre o tema “Amor e sexualidade no Matrimônio: o dom da fidelidade”. “Falar em fidelidade é falar acima de tudo das propriedades do matrimônio”, disse.

Na oportunidade ele tratou sobre o contexto da vida sexual, do corpo, templo do Espírito Santo, e a consequência deste corpo nas mãos de Deus, que conduz à fidelidade.

“Quando falamos em indissolubidade, fidelidade e abertura à vida nós estamos falando de um mesmo e importante caminho que é revelado por Deus. Deus fez homem e mulher e que o homem não separe o que Deus uniu”, disse.

Ele também destacou que nesta unidade entre homem e mulher, Ele partilha o dom da vida. “É possível viver com intensidade essa experiência trinitária de vida que brota de um amor que é fiel. Toda Sagrada Escritura trabalha com fidelidade”, argumentou.

Dom Ricardo citou a Evangelium Vitae, de 1995, sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, e disse que o documento colabora com o discernimento para a lucidez de como viver o amor humano numa sexualidade sadia e num mundo que está indo contra esses valores. O secretário-geral da CNBB também falou sobre as formas de atentados à dignidade da vida humana.

Assista conferência na íntegra abaixo:

Conferências de sexta

Nesta sexta-feira, 9 de agosto, dom Ricardo vai proferir outras conferências. Dessa vez com os temas “Matrimônio e abertura à vida: famílias numerosas e paternidade e maternidade responsáveis” e “Defender cada vida, sempre: não é progressista eliminar uma vida humana (Papa Francisco)”.

As conferências poderão ser assistidas (AQUI).